Ujatoba_arvore

Erva de passarinho e as árvores

por Universo Jatoba

Hoje Universo Jatobá vai atender à mensagem do Rogério. Ele mora em Paraibuna, no estado de São Paulo, e quer saber o que fazer com a erva de passarinho, que está prejudicando muitas árvores na região dele.

Geralmente, elas estão em árvores de ruas, praças e jardins e também em florestas, mas, neste caso, em menor quantidade. A erva de passarinho é uma planta parasita que se hospeda sobre a estrutura principal da árvore em busca dos nutrientes e sais minerais que essa árvore pega no solo, ou seja, ela se infiltra no tronco e acaba prejudicando a saúde da árvore, que também necessita dos nutrientes para viver.

Isso não significa que outras plantas que vivam sobre as árvores, como a orquídea, também sejam parasitas. Algumas buscam a altitude para, então, conseguir maior luminosidade.

O visual é lindo e acaba atraindo os pássaros, que são justamente os que ajudam a erva a se espalhar. Eles buscam os frutos das árvores parasitadas e quando defecam ou regurgitam o alimento em outro lugar, liberam as sementes em uma nova planta hospedeira.

Qual a solução para não prejudicar as árvores?

Como a erva suga os nutrientes da árvore, se nada for feito, ela pode morrer. Mas esqueça dos herbicidas, pois eles podem afetar também a árvore.

E como o objetivo preservar a árvore, a solução é uma boa poda de limpeza nos galhos afetados na época do inverno, pois nesta época as folhas estão secas e a estrutura da hospedeira fica bem aparente. No caso de galhos mais grossos, que não podem ser podados, vale fazer a raspagem para evitar que a erva nasça novamente.

Você também tem alguma dúvida ou sugestão? Mande também a sua mensagem que nós vamos responder na medida do possível.

Leia também

Seis árvores frutíferas para cultivar em varandas

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!