Ujatoba_ora

Conheça a Ora-pro-nóbis

por Universo Jatoba

O nome é um tanto quanto estranho: Ora-pro-nóbis, que vem do latim e significa “Rogai por nós”. Ela é uma planta super versátil, fácil de ser cultivada, que serve como proteção e também como alimento. O leitor Oziris Ribeiro quer saber mais informações sobre ela. E você, já ouviu falar?

Com estrutura e formato de arbusto, ela pode chegar a 5 metros de altura e se adapta facilmente em diversos climas e solos, sendo muito usada como cerca-viva. As suas flores são brancas, cheirosas, ricas em pólen e néctar e brotam de janeiro a abril. De junho a julho é a vez da produção dos frutos que são bagas amarelas e redondas. A única parte comestível da planta são as folhas que podem ser usadas na culinária e até na medicina caseira, para aliviar as dores ou incômodos causados por inflamações e também ajudar na recuperação da pele em casos de queimaduras.

Para quem pretende plantar a ora-pro-nóbis em casa, é recomendado esperar 3 meses para começar a colher as folhas e usar na cozinha. Mas atenção: antes disso, faça uma poda e tenha cuidado na hora da colheita, pois os ramos têm espinhos.

Propriedades nutricionais

A ora-pro-nóbis tem 25% de proteínas e é rica em vitamina A, B, C, fibras, cálcio, ferro e fósforo. Ela pode ser utilizada em saladas, sopas, omeletes, tortas e refogados.

Um prato típico mineiro é a galinha caipira com ora-pro-nóbis refogada. Neste prato a folha é utilizada sem cortar. Isso porque quando picada e refogada, ela solta uma “babinha” parecida com a do quiabo.

A planta é tão abundante em Sabará e na região das cidades históricas de Minas Gerais, que existe um festival gastronômico em homenagem a ora-pro-nóbis. Esse ano, o evento ocorreu de 17 a 19 de maio.

Veja mais detalhes aqui.

E você? Qual a sua sugestão? Faça como o Oziris e mande a sua mensagem.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!