universo-jatoba-bonito3

Bonito no Mato Grosso do Sul

por Ana Maria Junqueira

Bonito fica no Mato Grosso do Sul, na região da Serra da Bodoquena, e é um dos destinos mais procurados de ecoturismo no Brasil. Fica a 300km de Campo Grande e o acesso pode ser feito via avião até Campo Grande e, depois, de carro ou ônibus até Bonito.

A cidade é reconhecida mundialmente por seu trabalho de sustentabilidade. Em 2013, Bonito recebeu o prêmio de Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo da feira europeia de turismo World Travel Market (WTM) em Londres. Em 2015, foi citada pelo jornal The New York Times como referência no turismo sustentável mundial, ressaltando a união entre o poder público e privado, e os avanços obtidos mesmo diante de desafios como a luta contra a degradação do meio ambiente e contra o turismo sexual.

universo-jatoba-bonito1

Há um grande número de passeios disponíveis para quem visita a região, como visita às grutas e às cachoeiras, boia cross, trilhas de bike, a cavalo e de quadriciclo. Os agendamentos dos passeios podem ser feitos diretamente com as agências de turismo locais ou pelos hotéis e pousadas.

Quando estive por lá, eu dei preferência aos rios e às araras!

universo-jatoba-bonito4

Rio Sucuri

O Rio Sucuri tem esse nome em razão do seu formato, todo cheio de curvinhas, como o corpo da cobra. Este passeio é bacana para quem, como eu, não tem experiência em mergulho com cilindro. O mergulho aqui é uma flutuação pelas águas do rio, com máscara de mergulho, snorkel e colete salva-vidas, o que permite um passeio gostoso conforme a corrente, devagar, de olho nos cardumes de peixes e nas plantas aquáticas debaixo d’água. Existem passeios semelhantes também pelo Rio Formoso e pelo Rio da Prata, que levam meio dia ou um dia inteiro.

Existem duas plataformas de apoio posicionadas no decorrer do trajeto e duas saídas de emergência. Quem se cansar pode parar no meio.

É interessante se informar sobre a situação do rio antes, pois após fortes chuvas a água tende a ficar turva e se o rio estiver muito cheio também pode ser desagradável para o passeio.

Mais informações:

www.riosucuri.com.br

universo-jatoba-bonito2

Buraco das Araras

O Buraco das Araras tem esse nome porque é, literalmente, uma cratera gigantesca de arenito onde diversas araras vermelhas voam de um lado para o outro, em um espetáculo lindo de se ver.

Fica a 53km de Bonito, na cidade de Jardim, e a apenas 5km do Recanto Ecológico Rio da Prata. Envolve uma trilha leve, até se chegar ao Buraco das Araras, onde existem dois mirantes para apreciar o local e tirar muitas fotos. Além disso, por ali fica também o lago com jacarés do papo amarelo.

Mais informações:

www.buracodasararas.com.br

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É a idealizadora e a editora do siteMagari blu, consultora em viagens e jornalista. Com olhar curioso e sofisticado, escreve sobre destinos pelo mundo e organiza roteiros personalizados para clientes. No passado, advogou por 6 anos em renomados escritórios de advocacia em São Paulo e formou-se Mestre em Direito Privado Europeu na Itália pela Universidade de Roma La Sapienza.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!