Ujatoba_bolha1

Bolhas de ar limpo são criadas para isolar Pequim da poluição

por Universo Jatoba

A luta contra a poluição na China é uma ‘batalha difícil’, conforme classificou o próprio Primeiro-Ministro Li Keqiang. Pensando em uma alternativa para o curto-prazo, arquitetos desenvolveram uma alternativa para isolar o ar poluído e fazer com que os chineses respirem ar puro. Trata-se do projeto “Bubbles” ou “bolhas”, como o próprio nome diz, uma bolha gigante capaz de regenerar o ar.

Criada pelo escritório de design e arquitetura londrino Orproject, a concepção prevê instalar estruturas com vegetação e árvores em seu interior. “Os prédios ao redor do parque, que estão ligados ao sistema de ar controlado, podem abrigar apartamentos, escritórios e varejo, mas também oferecer esportes ou centros médicos que fazem uso específico do ar saudável”, cita o projeto. Segundo a agência de arquitetura, os playgrounds das escolas poderiam ficar dentro de versões menores desse sistema de bolha.

Ujatoba_bolha2

A aparência lembra padrões encontrados na própria natureza, como a asa de uma borboleta ou as ranhuras de uma folha. A cobertura seria feita com um tipo de plástico, que não se decompõe com o tempo.

Já o aquecimento e o arrefecimento do ar são feitos por meio de um sistema de troca de calor. Por sua vez, a eletricidade para o projeto pode ser gerada via células solares integradas na superfície da cobertura.

Famosa pelo ar poluído, Pequim ficou em penúltimo lugar entre 40 cidades do mundo todo em uma avaliação de qualidade ambiental da Academia de Ciências Sociais de Xangai e foi considerada “imprópria para viver”. A capital chinesa só ficou na frente de Moscou, na Rússia.

Modelos como essa bolha, que criam uma espécie de estratosfera artificial, podem ser alternativas momentâneas e a curto-prazo, porém é importante que população e autoridades tenham consciência de que as reais causas da poluição devem ser combatidas. É preciso apresentar soluções para a raiz do problema e não apenas opções paliativas.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!