Ujatoba_indios

Artistas apoiam campanha a favor dos direitos dos índios

por Universo Jatoba

A demarcação de terras indígenas é um assunto que parece ser um pouco complicado e confronta os interesses dos índios e de representantes do agronegócio.  Atualmente o Brasil possui 476 terras indígenas, o equivalente a 105,1 milhões de hectares. Essas terras correspondem a 42% das áreas usadas pela agropecuária. A resistência dos proprietários rurais à demarcação das terras indígenas é um dos motivos para a queda no ritmo da regularização dessas terras.

A campanha Tamuaté-Aki reúne pessoas e organizações com o objetivo de apoiar os povos indígenas brasileiros na defesa de seus direitos. Artistas como Marcos Palmeiras, Wagner Moura, Letícia Sabatella, Guilhermina Guinle, Maria Paula, Cláudia Ohana e Toni Garrido gravaram um vídeo para chamar a atenção da população da importância de garantir os direitos dos índios e a preservação dessas terras.

No site www.umagotanooceano.org/tamuateaki você encontra a carta abaixo e pode assinar esse manifesto que será enviado aos parlamentares do nosso Congresso.

“Caro parlamentar,

o Congresso brasileiro encontra-se analisando propostas, projetos e medidas (PEC 215, PLP227, PL1610) que, se aprovadas, enfraquecerão as garantias constitucionais dos povos indígenas de ocuparem plenamente suas terras.

Na Constituinte de 1988, o Congresso brasileiro possibilitou que os povos indígenas no Brasil conquistassem, depois de séculos de opressão, o reconhecimento do direito originário sobre suas terras – isto é, um direito que já existia mesmo antes da adoção da lei em si. Hoje, temos o privilégio de viver em um país diverso culturalmente: são quase 900 mil indígenas de 305 povos, falando mais de 270 línguas distintas, além de dezenas de grupos em situação de isolamento voluntário que evitam o contato com a sociedade brasileira.

Sr. Parlamentar, como cidadão e eleitor, venho pedir, nesse momento pré-eleitoral, seu APOIO aos indígenas e sua OPOSIÇÃO a qualquer proposta que vise desconstruir os direitos indígenas consagrados na Constituição democrática de 1988. Com sua ação o Parlamento brasileiro vai, mais uma vez, garantir que o Brasil seja um país mais justo, mais diverso e mais livre, para todos os povos”.

Na página da campanha você também encontra vários vídeos com a opinião de especialistas sobre a demarcação das terras indígenas e sobre outras questões relacionadas ao cotidiano dos índios no Brasil. Assista abaixo o vídeo que foi gravado para promover a campanha Tamuaté-Aki!

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!