Ujatoba_projeto1

Arquitetura sustentável é premiada

por Universo Jatoba

Por ironia do destino, a nossa base da Marinha brasileira na Antártida pegou fogo no ano passado. Mas do desastre surgiu a oportunidade! Construir uma nova estação, muito mais eficiente e segura do que a anterior, chamada Estação Antártica Comandante Ferraz.  O plano foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Triptyque, de São Paulo, que é reconhecido por sua obra contemporânea e sustentável.

Ele ficou em segundo lugar em um concurso promovido pela Marinha do Brasil e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.

A equipe projetou a base linear formada por módulos segmentados, com o objetivo de minimizar riscos. A estação anterior tinha uma estrutura única, que foi inteiramente destruída pelo incêndio. Para reunir os segmentos foi projetada uma ponte rolante, com a vantagem de possibilitar o transporte de materiais que chegam e saem da base. “É uma estrutura simples, econômica e eficiente, que traria um enorme conforto aos profissionais, além de evitar transtornos ambientais causados pelos caminhões que normalmente são utilizados para este fim”, explicam os arquitetos.

A consultoria especializada ficou com Nelson Barretta, que trabalha na Estação Antártica Comandante Ferraz há 25 anos e é responsável pela formação de pessoas que frequentam o local; o navegador Amyr Klinke; o Instituto Polar Francês; além de engenheiros alemães, ingleses, portugueses e os arquitetos da Triptyque. “A reunião desta equipe pluridisciplinar e multinacional foi fundamental para o desenvolvimento deste projeto, que realmente demanda reunião de experiências prévia na Antártica e expertise nas condições”, concluem.

O esforço de preservação deste santuário ecológico promete ser mais recompensador a partir de agora.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!