Ujatoba_plantar_arvore

Aprenda como plantar uma árvore

por EcoD

Reza a sabedoria popular que para uma vida ser “completa” são necessárias três coisas: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Podemos te dar algumas dicas de como realizar ao menos o último item.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

Os benefícios de uma árvore são inúmeros: capturam o CO2, melhoram a qualidade do ar e do conforto térmico local. As árvores frutíferas são ainda melhores pois, além de ofertarem alimentação fresca e saborosa, atraem animais, como pássaros e pequenos insetos, enchendo o ambiente de vida.

Hora de colocar a mão na terra

Para ser bem-sucedido na missão de trazer mais vida ao mundo, listamos algumas dicas que você deve seguir:

Adquira mudas de árvores em viveiros credenciados. Observe se a muda tem pragas ou doenças.

Após escolher a muda de sua preferência, escolha um local para plantá-la. Pode ser em frente à sua casa, em uma rua ou escola.

Lembre-se de procurar um local com espaço adequado para a árvore crescer, conforme a espécie escolhida. Algumas espécies não são recomendadas para o espaço urbano por crescem demais ou oferecem risco às construções.

É sempre bom acionar o Departamento de Áreas Verdes da prefeitura ou pedir ajuda a um especialista (agrônomo, biólogo ou engenheiro florestal). Verifique ainda se há saída de esgoto, fiação ou canos no local.

Na hora de plantar, retire com cuidado a embalagem da muda, preservando o torrão (mistura da raiz com terra). Se a raiz tiver muito crescida, é necessário podá-la antes de plantar.

Para plantar, abra uma cova de 50 cm x 50 cm x 50 cm. Na calçada, lembre-se que o canteiro deve ter espaço suficiente para deixar o eixo do tronco a 50 cm da divisória.

Ao plantar, coloque uma vara de madeira ao lado da muda para evitar que ela caia ou envergue. Para uma árvore de 1,70 m de altura, a vara deve ter ao menos 2,30m, ficando 60 cm abaixo do solo. Após fixá-la compacte bem a terra em volta.

Prontinho! Sua árvore já está pronta para trazer mais ar puro e qualidade de vida ao seu redor. Não esqueça, porém, que ela tem que ser regada constantemente. Em períodos secos, até três vezes por semana.

Com informações dos Ambientalistas em Rede

Leia também

Mudas de plantas grátis

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!