Ujatoba_abelha

Abelhas mecânicas

por Universo Jatoba

Um dos maiores debates hoje em dia na área ambiental é o risco do desaparecimento das abelhas. E os defensivos agrícolas são considerados os responsáveis pela significativa redução da espécie. Se elas forem extintas, quem vai ajudar o vento na missão de polinizar?  O grande Albert Einstein já se preocupava com a ameaça e disse: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.

Mas existe luz no fim do túnel! Ou melhor, um novo zumbido na tecnologia!

Após 12 anos de pesquisa, uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard anunciou a criação da Robobee, uma abelha mecânica de 3 centímetros.

O objetivo é fazer com que os enxames polinizem as flores e também explorem e vigiem ambientes, já que possuem uma câmera acoplada.

O problema é que ainda não há baterias pequenas o suficiente para que elas sejam independentes. A energia é transmitida através de um pequeno fio, que também envia as instruções para movimentar as asas. A ideia, agora, é conseguir coordenar vários robôs para que consigam trabalhar juntos em caso de emergência ambiental.

Veja o vídeo:

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!