Ujatoba_planta_agua

A relação das plantas com a água

por Universo Jatoba

Quais são as árvores que fazem renascer água no solo? Isto existe mesmo? Estas são as dúvidas do leitor Pascoal, que enviou uma mensagem ao Universo Jatobá.

Fato é que as árvores precisam de água para viver, como todo organismo vivo. No entanto, não existe uma planta que faça renascer água no solo. Algumas têm raízes que crescem até onde é  possível encontrar água. Um bom exemplo disto é o eucalipto, que retém menos água do que as árvores de copa maior. Além disso, ele absorve mais água na época da chuva e menos na época da seca.

De forma geral, a natureza é inteligente e respeita um ciclo que os seres humanos, muitas vezes, não levam em conta.

Confira alguns dos benefícios de plantar e preservar árvores e da relação delas com a água:

– A árvore bebe água, mas transpira e devolve até 60 litros por dia para o ambiente em forma de vapor que, por sua vez, vira chuva e ajuda a limpar as partículas de sujeira do ar, além de deixar o ambiente mais fresco.

– As árvores podem ajudar a evitar as enchentes. Em regiões com pouca vegetação, o solo não é capaz de absorver parte da água.

– Elas são muito importantes para a preservação e manutenção das áreas com rios, lagos e lagoas. As árvores aumentam a proteção vegetal das nascentes e ajudam a evitar o assoreamento, que pode ocorrer de forma natural, através do acúmulo de terra e areia ou pelo lixo.

Há quem leve isso como um ideal de vida. Já ouviu falar do homem que já plantou mais de 2,2 milhões de árvores pelo mundo? Conheça a história dele aqui.  

A preservação é o melhor caminho. Qual você escolhe?

Leia também

Aprenda como plantar uma árvore

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!