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Marcas anunciam compromisso de publicidade responsável para público infantil

por Universo Jatoba

Coca-Cola, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever lançaram o Compromisso Pela Publicidade Responsável para Crianças no Brasil. O acordo cria uma nova padronização dos critérios nutricionais de produtos comercializados para o público menor de 12 anos, implementa o monitoramento e a auditoria da KPMG sobre a veiculação de publicidade das marcas das companhias e estabelece uma nova diretriz sobre audiência infantil.

Agora são considerados programas infantis aqueles que possuírem audiência de 35% ou mais de crianças abaixo de 12 anos. O critério anterior era a partir de 50%.

Essas empresas assinaram o acordo de somente anunciar produtos para crianças menores de 12 anos se atenderem a uma série de critérios nutricionais unificados. Ao todo, são sete categorias de produtos: óleos e gorduras com base vegetal e animal, e produtos à base de gordura e molhos emulsionados; frutas, vegetais e sementes e seus produtos, exceto óleo; leites, produto lácteos e substitutos do leite; produtos à base de cereal; sopas, pratos compostos, pratos principais e sanduíches; refeições para crianças; e sorvetes. Chocolates, doces e refrigerantes não poderão ser anunciados para esse público.

Outras categorias podem ser anunciadas livremente para o mesmo público, sem adequação dos critérios nutricionais: água engarrafada; suco 100% fruta; produtos 100% à base de fruta ou vegetal, sem adição de sal, gordura ou açúcar; produtos 100% à base de sementes e castanhas, sem adição de sal, gordura ou açúcar; carne crua; e gomas e balas “sugar free”.

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