fotos_aereas_jun11_caiopimenta-69

Mais de 90% da população brasileira viverá em cidades em 2030

por Universo Jatoba

Essa informação foi dada à Rádio ONU pela encarregada nacional do Programa da Organizações das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil, Rayne Ferretti.

A especialista lembrou que o Brasil está no continente mais urbanizado do mundo, que é a América Latina, além de ser o país mais urbanizado da região. De acordo com o último censo do IBGE de 2010, 84,4% da população brasileira é urbana. A previsão é para que em 2030 seja 91,1% da população brasileira e que em 2050, a América Latina seja 86% urbana.

Para Rayne, a urbanização é vista como “uma oportunidade” e “um motor para o desenvolvimento”, mas desafios ainda persistem. Na região, ela citou desafios econômicos, “expansão desordenada”, “segregação sócio-econômica”, ambientais, além de questões relacionadas à saúde, segurança e efeitos da mudança climática.

Ideias inovadoras

Acomodar quase a totalidade da população em cidades é o grande desafio para qualquer governo que demonstra preocupação com o bem-estar social e a sustentabilidade. Para isso, a jovem paulistana Anielle Guedes tem a solução.

Ela criou a startup Urban 3D (site em inglês), com o objetivo de construir moradias usando tecnologias revolucionárias e sustentáveis, com materiais e tecnologias para tornar a construção de casas mais rápida e barata. Assim, prédios de quatro a cinco andares podem ser erguidos em poucas semanas, com um custo até 80% menor do que o cobrado pela construção civil atualmente.

Conheça em detalhes essa incrível ideia aqui.

*Foto Caio Pimenta/SPTuris

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!