info_IDPT

Infográfico aponta onde estão as pessoas e o transporte em São Paulo

por Universo Jatoba

O ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis apresentaram um infográfico com dados do indicador PNT para a cidade de São Paulo. O PNT, da sigla para o termo original em inglês People Near Transit, aponta o percentual de pessoas residentes em um raio de até 1 km nos entornos das estações de transporte.

Apesar de possuir a maior rede de transporte público do Brasil, apenas 25% da população de São Paulo vive próxima a uma estação de transporte público de qualidade. “A rede de transporte público de qualidade em São Paulo é insuficiente para atender à demanda existente. Quanto mais pessoas viverem próximas às estações de transporte, melhor será o seu acesso aos bens, serviços e empregos oferecidos na cidade. Além disso, o aumento do acesso ao transporte pode contribuir para a redução da histórica desigualdade social, tão presente nas cidades brasileiras. Por isso, é preciso investir em alternativas mais rápidas, menos onerosas e que apresentem soluções mais sustentáveis do que o automóvel”, explicou Clarisse Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil.

O infográfico mostra que São Paulo tem um PNT muito baixo (25%) se comparada a outras metrópoles mundiais, como Rio de Janeiro (47%), Cidade do México (48%), Pequim (60%), Nova Iorque (77%) e Paris (100%).

Para que as pessoas possam se deslocar com eficiência e conforto e estejam dispostas a reduzir o uso do automóvel, a cidade precisa oferecer uma vasta rede de transportes acessível e de qualidade. Se forem implementadas as metas previstas para o transporte público no Plano Diretor de São Paulo e no Programa de Corredores Metropolitanos (EMTU) para o ano de 2025, a cidade pode ter uma melhora considerável na garantia desse acesso.

Cerca de 70% da população de São Paulo viverá a uma distância de até 1 km das estações de transporte público e a cidade terá um PNT próximo ao de algumas cidades conhecidas por sua extensa rede de transportes, como Nova Iorque. Clique aqui para acessar o infográfico completo.

*Fonte: ITDP Brasil

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!