Revestimento-em-Fibra-de-Bananeira--prod001742-5_2_

Fibra da bananeira na construção civil

por Ivana Jatoba

“Yes, nós temos banana…” Essa música tão popular retrata uma grata realidade brasileira: nós somos um dos maiores produtores de banana do mundo. E o que isso tem a ver com a construção civil?

Muita coisa. É do caule do novo broto da bananeira que se extrai fibra de alta qualidade. E essa fibra, misturada com papel reciclável, após processamento e prensagem, resulta em placas para revestimento de paredes com excelente desempenho acústico.

Por ser feita basicamente de materiais renováveis, a placa de fibra da bananeira já carrega seu viés sustentável e apresenta diversas outras vantagens. Dentre elas está o baixo custo de produção e do produto final e o fato de não apresentar qualquer risco à saúde humana, ao longo das diversas etapas do ciclo de vida do material, desde a obtenção da fibra, produção da placa, instalação, uso, até a demolição da construção, se for o caso.

instalacao-revestimento

A capacidade de conter a propagação do som dessas placas é tão boa (melhor que a placa de lã de vidro, lã de rocha e fibra de coco) que, depois de testada em escolas, constatou-se um melhor rendimento dos alunos, em virtude de escutarem melhor a professora na sala de aula, pois a fibra da bananeira “abafa” o barulho externo.

A invenção já foi patenteada para a produção em escala industrial. Será uma excelente ideia para revestir paredes de ambientes como igrejas, salas de aula e até mesmo imóveis situados em zonas de barulho constante. E tudo isso sem prejudicar as bananeiras, que continuarão a produzir bananas. Uma descoberta eficaz, econômica e sustentável!

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!