faxinanosarmarios

Faxina nos armários: reciclagem e reaproveitamento de materiais escolares

por Universo Jatoba

Em tempos de consumo excessivo, desperdício e do famoso “se quebrou não conserta, compra outro”, reciclar, reutilizar e doar material escolar pode trazer muitas aprendizagens e benefícios para muitos alunos, famílias e para o meio ambiente.

Todo início de ano, milhares de estudantes voltam às aulas, e com elas a necessidade dos materiais escolares que serão utilizados ao longo do período letivo. É comum as crianças e jovens precisarem de materiais escolares novos. E então, milhares de lápis, canetas, borrachas, lapiseiras, marcadores, entre outros, são substituídos. E, muitas vezes, acabam sendo descartados.

Os descartes nem sempre são feitos nos locais adequados. Além disso, muitos dos materiais que são jogados fora poderiam ser reutilizados!

Por isso, a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, promove pelo quinto ano consecutivo a campanha “Faxina nos Armários”. O objetivo da ação, realizada de fevereiro a maio, é mobilizar o maior número de pessoas como crianças, pais, amigos, professores e demais interessados a recolherem o máximo possível de utensílios de escrita quebrados ou em desuso, independente da marca.

faber-_accepted_waste

  1. Lápis grafite / 2. Lápis colorido / 3. Lapiseiras / 4. Canetas / 5. Canetinhas / 6. Borrachas / 7. Apontadores / 8. Marca-texto / 9. Marcadores permanentes / 10.  Marcadores de quadro-branco

Ao final da ação, os dez participantes que enviarem o maior número de itens à TerraCycle serão premiados. Somente no ano passado, o programa mobilizou a coleta de mais de 230 mil instrumentos de escrita, o que ressalta o engajamento dos consumidores pelas causas sociais como o consumo consciente.

Para participar da campanha é fácil: basta se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, pelo site da TerraCycle (link aqui). Alunos, pais, professores e demais interessados devem reunir os materiais de escrita e levá-los para suas escolas no início do ano escolar.

Importante: Somente os materiais recebidos dentro do período de duração de “Faxina nos Armários” (1° de fevereiro a 31 de maio de 2017) concorrerão às premiações. Assim, para garantir a participação, os interessados devem observar o prazo de 4 a 5 semanas – contados da data de postagem – para o recebimento da remessa pela TerraCycle.

O programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular de R$ 0,02 por unidade (12gr).

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!