Ujatoba_tijolos

Tijolos ecológicos

por Universo Jatoba

Dentre todos os benefícios, o que mais chama a minha atenção: o tijolo ecológico não sofre queima no seu processo produtivo. Isso significa que está livre do desmatamento de árvores para o fornecimento do carvão e da consequente poluição do ar! Você sabia que a cada mil tijolos convencionais, cinco árvores são destruídas? Outra maravilha: alguns tijolos ecológicos utilizam resíduo de demolição e até restos de comida. Isso mesmo! Já existe a variedade orgânica.

A invenção é de Marcelo dos Santos, um químico da cidade de Araraquara, em São Paulo. Ele conseguiu fabricar tijolos substituindo 50% da areia e 30% do concreto por restos de alimentos. O lixo é triturado e misturado com uma substância química que dá a liga. Aí essa massa vai para o forno e se transforma em blocos de alvenaria. Além de mais barato, ele é mais resistente do que o tijolo tradicional, não tem cheiro e não atrai germes ou mosquitos.

Tecnicamente, eles são chamados de tijolos solo-cimento, ou de tijolos modulares. Têm furos centralizados que facilitam a colocação das tubulações e evitam a quebra de paredes. Esses vãos também permitem que o ambiente tenha uma câmara termo-acústica.

Agora, um detalhe importante: o preço! O custo das paredes chega a ser 40% menor e o tempo da construção também é reduzido pela metade.

Se você está construindo, gostou da ideia e quer consumir com consciência, entre em contato com a Construvan pelos telefones (11) 2995-2341 ou (11) 2995-3014. Clique aqui e acesse o site.

A Ecol-tijolo Projetos e Produtos Ecológicos também pode te ajudar. Ligue para (19) 3481-6522 ou para (19) 3481-6523. Clique aqui e saiba mais.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!