Ujatoba_mesa_comida

Site compartilha sobra de comida entre vizinhos

por Universo Jatoba

Imagine se você pudesse compartilhar com outra pessoa ou até mesmo vender aquela comida que sobrou do almoço ou do jantar e que fica na geladeira e acaba sendo jogada fora? Essa possibilidade já existe, mas infelizmente ainda não está disponível no Brasil. No site www.shareyourmeal.net é possível compartilhar comida com os seus vizinhos, uma maneira de reduzir o desperdício de alimentos e conhecer novas pessoas.

A página foi criada em Amsterdã em março de 2012, quando o casal Marieke Kart e o marido Jan Thij Bakker sentiram um delicioso cheiro vindo da churrasqueira do vizinho deles. Como eles estavam com muita fome, resolveram pegar alguns euros e pratos e bater na porta da casa do vizinho. Para a surpresa do casal, o vizinho, que eles nem conheciam, mesmo ele morando lá há três anos, trocou o dinheiro que eles levaram por comida e uma amizade nasceu desse gesto. E para compartilhar a novidade, o casal resolveu criar o shareyourmeal.

O site já compartilhou mais de 73.000 refeições e tem mais de 45.000 cozinheiros e clientes cadastrados. Lá é possível ter acesso à informações como o nome e foto do prato, os ingredientes que foram usados na receita, a validade do alimento, quantas porções estão disponíveis e o preço que ele custa. É possível encontrar uma porção de lasanha por 3,75 euros  e uma sobremesa preparada com brownie de chocolate por 0,85 euros.

O cadastro é super simples. Se a pessoa fez, por exemplo, uma macarronada para o jantar e sobrou comida, ela pode publicar no site. Quem estiver interessado no prato, irá mandar um aviso e eles irão combinar a data para a entrega da prato. O site estabeleceu algumas regras para o compartilhamento das sobras. Entre elas estão pagar o valor exato em dinheiro, retirar o alimento no horário combinado e não compartilhar sobras de arroz e feijão.

O shareyourmeal.net é gratuito e está sendo lançado em Nova York e em São Francisco, nos Estados Unidos. Além de evitar o desperdício de comida, o site também é uma maneira de aproximar as pessoas e fazer com que vizinhos que mal se conheciam possam até mesmo começar uma amizade. Gostou da ideia? Seria ótimo se tivéssemos aqui no Brasil um site como este! Você não acha?

Leia também

Utensílios ajudam na reciclagem de alimentos

Dicas para evitar o desperdício de alimentos

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!