Ujatoba_selo_verde

Selos verdes na construção civil

por Ivana Jatoba

Com certeza você já ouviu falar ou tem conhecimento do que seja um imóvel que possui um selo verde. Atualmente diversas empresas de construção civil estão trabalhando na obtenção do selo verde para as suas edificações. O motivo? São vários: minimizar os impactos ambientais provenientes dos procedimentos de construção, no canteiro de obras e em seu entorno, garantir a eficiência energética e no consumo de água, estabelecer arborização adequada, adotar adaptações para estimular o uso do transporte público e práticas de esporte, etc. Para que? Para seguir uma tendência mundial em construção, afinal, quem não se importa com a sustentabilidade nos dias de hoje, está na contramão do mercado.

Como exemplo de eficiência energética, algumas edificações tem projetos que visam aproveitar melhor a luminosidade natural do sol e assim minimizar o uso de lâmpadas. Outras dispõem de métodos para diminuir o uso de ar condicionado, aproveitando a corrente de ar ao abrir as esquadrias, fazendo uso de telhados verdes, etc.

Para garantir a eficiência no consumo de água, o uso de torneiras de pia com sensores, descargas com duas opções de fluxo, aproveitamento da água da chuva para fins de irrigação e para uso como descarga nos vasos sanitários garantem a redução do desperdício deste recurso e economia na conta no final do mês.

Para estimular o uso de transporte público e práticas de esporte, alguns edifícios comerciais dispõem de banheiro e vestiário para seus funcionários. Assim, eles podem ir andando, de ônibus ou de bicicleta até o trabalho e lá tomarem banho antes de começarem suas atividades. Assim, cuidam da saúde, ajudam na redução de engarrafamentos e na redução de poluentes no ar.

As principais certificações que dão os selos verdes na construção civil são: LEED, Aqua, Breeam, Procel Edifica, e a Casa Azul. Em linhas gerais, cada certificação tem vantagens e desvantagens, que podem ser conferidas aqui.

A emissão de selos verdes na construção civil está crescendo. Segundo o jornal O Estadão, o Brasil já é o 4º país no ranking mundial a emitir selos verdes nas edificações. E a tendência é que esta certificação se torne comum nos edifícios, sejam estes novos ou reformados. Conheça melhor a metodologia de cada organismo certificador e fique por dentro da tendência mundial em construção sustentável.

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!