Ujatoba_carro_selo_verde

Selo verde para carros

por Universo Jatoba

A venda de carros não para crescer! As grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, estão praticamente paradas e o ar, então, cada vez mais poluído!

Foi pensando em diminuir o impacto ambiental desses veículos, que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, mais conhecido como Inmetro, está testando e classificando os carros.

A proposta segue a mesma linha dos selos que são afixados em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, ou seja, são faixas coloridas de A até E, sendo que a A é a mais eficiente. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular usa a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) e traz informações sobre a autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada e a emissão de CO2.

O cálculo é o resultado da diferença dos gastos com combustível para um percurso diário de 40 km com os veículos mais e menos eficientes dentro de uma mesma categoria.

O Inmetro avaliou 327 modelos, de 25 fabricantes, que correspondem a 70% das vendas no mercado nacional. Desde janeiro deste ano, esses carros já saíram da fábrica com a etiqueta Ence.

O benefício não é só para o ambiente, mas para o bolso do consumidor. A opção consciente na hora da compra de um veículo popular de R$ 25 mil, por exemplo, pode gerar economia de até R$ 4,5 mil em 5 anos, se este produto contar com a classificação A.

Para mais informações sobre a classificação dos veículos, consulte aqui a tabela do Inmetro.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!