Ujatoba_torcedor

Seja um torcedor consciente no Mundial e nas Olimpíadas

por Universo Jatoba

A Copa das Confederações no Brasil já deu uma mostra do que a gente vai encontrar dentro e fora dos estádios nos próximos grandes eventos do futebol no país. O clima de alegria, descontração e muita torcida promete ser ainda maior no ano que vem, quando o país será sede da Copa do Mundo. E em 2016, tem mais: o Rio de Janeiro irá receber as Olimpíadas, outro evento esportivo de grande importância.

A Copa do Mundo sempre é uma época de muita celebração. Nos dias de jogos da seleção brasileira os funcionários são dispensados das empresas só para assistirem aos jogos. Antes mesmo de começar a Copa do Mundo, o clima de festa invade as ruas do país, em diversos bairros é possível ver ruas com bandeiras nas cores verde e amarelo e desenhos pintados no asfalto. Além disso, diversas pessoas transformam os dias de jogos da seleção canarinho em grandes rituais.

Mas em eventos grandiosos como estes, os excessos se multiplicam e às vezes resultam em ânimos acirrados, badernas e até depredação do patrimônio público. Para evitar o show de horror, adote o comportamento do torcedor consciente. Mas como isso é possível? Siga algumas dicas!

– Em dias de jogos da seleção aproveite para reunir os amigos em casa. Esse é um bom momento para realizar uma festa de confraternização e unir forças na torcida pelo Brasil. Além disso, você irá economizar energia, pois apenas um televisor estará ligado.

– É claro que em uma reunião com os amigos não podem faltar aqueles lanchinhos para beliscar durante o jogo. Prefira lanches naturais, como frutas e alimentos orgânicos. Evite usar copos e pratos descartáveis. Opte pelos de vidro ou de porcelana, após lavá-los você pode reutilizar os utensílios nas próximas reuniões que organizar com amigos e familiares.

– Na hora de organizar os comes e bebes, os próprios alimentos podem servir como decoração temática. Mas tente fugir dos corantes e prefira os orgânicos. Use a imaginação para receitas como pimentão verde e amarelo, por exemplo. Na hora da caipirinha ou mesmo da sobremesa use e abuse de frutas como kiwi, carambola, melão e limão, por exemplo.

– Se a ideia é aquela cervejinha gelada, não esqueça: quando for buscar a sua na geladeira, já traga para outras pessoas. Assim, você economiza energia ao abrir a geladeira.

– Outra opção é colocar as cervejas em um cooler com gelo para a hora do jogo. Além de evitar que você perca aqueles minutos sagrados do jogo, você economiza energia elétrica.

– Usar as cores verde e amarelo para torcer pela nossa seleção é uma ótima pedida para animar ainda mais a festa. Mas nada de comprar produtos piratas, hein! Durante os eventos esportivos o mercado ilegal cresce ainda mais e é possível encontrar vendedores em cada esquina. Não incentive a pirataria!

– Nada de brigas e discussões durante e após as partidas, o clima deve ser de confraternização e comemoração. Um torcedor deve sempre respeitar o outro torcedor, afinal esporte é diversão. Ao comemorar não se exalte a ponto de sair por aí brigando e destruindo o patrimônio público.

– Assim que a festa terminar, veja o que você pode aproveitar em outras ocasiões como bandeiras, faixas, apitos e cornetas. E ao recolher o lixo, não esqueça de separar o que pode ser reciclado.

Com a conquista da Copa das Confederações, a seleção brasileira já deu um passo rumo ao objetivo mais esperado que é a conquista de mais uma Copa do Mundo. Vamos aguardar e torcer, sem esquecer de ser um torcedor consciente.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!