Ujatoba_piscina

Qual a piscina mais ecoeficiente?

por Universo Jatoba

A quantidade de residências com piscinas no Brasil cresce 6% ao ano. Mas, qual será a que tem melhor desempenho econômico e ambiental? Hoje o Universo Jatobá traz um estudo feito pela Fundação Espaço ECO®, que compara as piscinas de fibra, de vinil e de alvenaria, além de analisar o tratamento de água com cloro, ozônio e ultravioleta (UV). Segundo Emiliano Graziano, gerente de Gestão para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®, o objetivo é apoiar o cidadão em sua tomada de decisão e contribuir para o debate sobre consumo consciente.

A Análise de Ecoeficiência avaliou os impactos ambientais e econômicos do ciclo de vida das piscinas de fibra, vinil e alvenaria, considerando uma piscina de 33m³ e os materiais utilizados para tratamento da água durante 30 anos, como o cloro, ozônio e ultravioleta (UV). A análise considerou as etapas de extração da matéria-prima na natureza, produção, instalação, manutenção e destinação final.

Para analisar a opção de material mais adequado para uma piscina, o estudo comparou indicadores ambientais (uso da terra, consumo de energia, recursos naturais, e emissões) associados a indicadores econômicos (preço de aquisição e instalação dos aparelhos e piscinas e custos de contratação dos serviços de manutenção).

Resultados

O estudo constatou que as piscinas de alvenaria e de vinil são igualmente ecoeficientes. A alternativa de fibra apresentou o pior desempenho por ser a que tem a menor vida útil, o maior custo de aquisição e por consumir mais energia em seu processo de produção, quando comparado com as outras alternativas.

Um dos principais pontos verificados no estudo é que para o tratamento da água a utilização de cloro apresenta a menor ecoeficiência, comparado com o ozônio e ultravioleta (UV), devido ao alto consumo de energia no ciclo de vida de sua produção e do seu custo de aquisição.

A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Educação e Gestão para a Sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Para desenvolver esses estudos, a FEE® conta com o acesso aos bancos de dados mais qualificados nos quais estão informações sobre o processo produtivo de diversos materiais.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!