Ujatoba_pisos

Pisos ecológicos

por Universo Jatoba

Quem acha que piso ecológico se resume àquele modelo vazado, que permite o cultivo de grama ou exposição do solo, usado geralmente em estacionamentos, está enganado. Graças ao conceito de sustentabilidade cada vez mais presente nos materiais de construção, diversos modelos de pisos ecológicos podem ser encontrados com facilidade, tanto para área interna quanto para área externa, e estão cada vez mais bonitos e requintados.

É uma boa forma de contribuir com a redução de lixo nos aterros, já que a fabricação dos chamados pisos verdes reaproveita resíduos que normalmente seriam descartados. Confira alguns modelos disponíveis no mercado e inclua este item na sua lista de compras de materiais de construção quando for reformar ou construir seu imóvel:

Pisos vinílicos – são feitos de PVC, a aparência imita a madeira. São fáceis de aplicar (não geram entulho), fáceis de limpar, resistentes à água, antiderrapantes, não mancham e não proliferam fungos. E são muito práticos e bonitos. Menos árvores derrubadas para fazer pisos.

Pisos de bambu – feitos de bambu, como o nome já diz, são mais resistentes e mais estáveis que os pisos de madeira convencional. São fáceis de instalar, fácil limpeza e manutenção e fácil aplicação. Por ser abundante na natureza e de rápido cultivo, o bambu é um recurso renovável, representando uma ótima opção sustentável.

Pisos de madeira reflorestada – com as mesmas características dos pisos de madeira convencionais, com a diferença de que a madeira utilizada neste caso é proveniente de remanejamento sustentável de florestas. Normalmente os fabricantes desse piso atestam a origem e a qualidade do produto através de selos certificadores FSC (Forest Stewardship Council) ou SCS (Scientific Certification System), os chamados selos verdes.

Piso de pneu usado – Produzido com grânulos da moagem de pneus velhos, este tipo de piso ecológico é normalmente usado em áreas externas, pelas propriedades antiderrapantes, de alta permeabilidade, amortecedora de impactos, de fácil limpeza e alta resistência. São disponíveis em várias cores. E ainda ajuda a retirar pneus inservíveis dos aterros sanitários.

Piso de plástico reciclável – Feito de garrafas usadas de PVC, tem alta durabilidade, alta resistência e são mais baratos que os pisos convencionais de plástico, já que a matéria prima utilizada é encontrada no lixo. Uso mais recomendado é para áreas externas.

Piso de madeira de demolição – Este tipo de piso é para quem quer ter um aspecto mais rústico na decoração do ambiente. Como a madeira é proveniente da demolição de casarões e galpões antigos, normalmente apresentam textura marcada com riscos, fendas e tinta, o que encanta muitos usuários. Normalmente as madeiras são nobres, como o ipê, jatobá, peroba, por isso a instalação e manutenção requerem cuidados especiais. Puro requinte.

Pisos cerâmicos – levam na sua composição lâmpadas fluorescentes recicladas, restos processados de cerâmica e granito usados, resíduos de marmoarias e até vidro de telas de computadores e TVs descartadas. Tem características semelhantes às dos pisos cerâmicos tradicionais, com o diferencial de usar menos argila e mais materiais recicláveis na sua composição.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!