Universo-Jatoba-GOTHAM-GREENS-1-900

Os verdes do bem

por Juliana Bechara

Alimentação no século 21. Já não bastasse a quantidade de escolhas diárias da vida contemporânea, cada vez mais devemos nos preocupar com nossa alimentação e com o “pode” e “não pode” dos nutrientes.

Quando tento buscar referência, muitas vezes saio mais confusa. É a dieta do glúten, a dieta da carne, a dieta o carboidrato. São muitas opções, muitas visões e poucas decisões.

Portanto, acredito que o mais importante do “pode” e do “não pode” é saber trazer para dentro de casa os alimentos corretos, com procedência conhecida, tratamento orgânico e, se for local, melhor ainda. Ajudamos não só nossa família a ingerir alimento de qualidade como contribuímos para o equilíbrio do meio ambiente e ainda promovemos o crescimento de produtores locais.

Tenho visto há tempos circular pelos mercados de Nova York ervas e verduras muito bem embaladas, com uma comunicação visual muito bem pensada e com uma história mais bacana ainda.

Universo-Jatoba-o-GOTHAM-900

São os vegetais do Gotham Greens:

Nasceram em 2008 com a proposta de trazer agricultura urbana para a cidade de Nova York, sendo capazes de produzir verduras o ano todo a custo competitivo e com a melhor qualidade possível.

O projeto é ao mesmo tempo inspirador e inovador. Quando a história de Fazenda Urbana ainda estava no começo, eles chegaram com tudo para mostrar como é possível sair dessa zona de preocupação ao consumir nossas frutas e verduras diárias. E o melhor: tudo localmente plantado e gerido em área totalmente urbana e habitada pelo homem – sem a necessidade de grandes espaços de terras a quilômetros de distância dos grandes centros consumidores.

Gotham Greens fica na região de Greenpoint, no Brooklyn. Funciona dentro de estufas de clima controlado – eles mesmo chamam de estufas instaladas no estado da arte, ou seja, exemplo para ser visto e copiado -, não faz uso de agrotóxicos ou qualquer produto nocivo à saúde e, segundo eles, os responsáveis pelo plantio e cultivo das hortaliças são fazendeiros que vivem em apartamentos e são capazes de ver fazendas onde as demais pessoas veem apenas prédios cinzas e cidades de concreto.

Que tenhamos muitas outras estufas e fazendas urbanas – no estado da arte – vindo por aí!

Foto: Reprodução

 

Juliana Bechara é formada em Relações Internacionais pela FAAP, em São Paulo. Durante uma viagem acadêmica aos Estados Unidos, descobriu uma empatia pelas causas ambientais e de desenvolvimento sustentáveis. Amante de natureza e observadora dos movimentos sociais, morando em Nova York, tem se dedicado à colaboração com iniciativas social-inovadoras, além de um Mestrado em Sociologia, onde pretende buscar respostas para os movimentos que vêm mudando nosso mundo e hábitos de consumo. De Nova York, ela trará tudo relacionado à Agenda Verde e Sustentável Americana, com encontros, eventos, produtos e iniciativas que sirvam de exemplo e inspiração para cidadãos brasileiros.

Juliana escreve às quintas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!