Ujatoba_limao1

Opte por produtos de limpeza menos agressivos

por Universo Jatoba

Os produtos de limpeza removem a sujeira dos ambientes e desinfetam. Mas, cuidado! Fique atenta às substâncias presentes nos produtos para que eles não provoquem problemas de saúde e danos ambientais. Uma boa dica é  ler com calma o rótulo dos  produtos. Evite aqueles que contenham amônia, alvejante, cloro, formaldeído, nafta, destilados de petróleo, fenol e triclosan. Essas substâncias  são tóxicas  e comprometem a saúde. Outra alternativa é dar preferência aos produtos concentrados e com refis,  pois eles utilizam menos matérias-primas em sua composição, menos água na sua produção e dispensam embalagens desnecessárias.

E se você quiser ir além, pode produzir você mesmo seu produto de limpeza com ingredientes que você normalmente encontraria em sua despensa como sal, vinagre, limão e bicarbonato de sódio.

Confira mais soluções abaixo:

As mil e uma utilidades do limão

15 dicas para usar o bicarbonato de sódio na limpeza

Confira 15 dicas para usar o sal na limpeza

Adote uma faxina mais sustentável

Limpe as janelas sem dificuldade

Limpe o banheiro de forma natural

Veja as dicas para limpeza das persianas

Descarte correto

Os produtos de limpeza, quando vão pelos esgotos, podem contaminar rios, lagos e praias. A espuma branca, por exemplo, reduz a quantidade de oxigênio e  dificulta a respiração das plantas e dos animais.

O que você faz quando o sabão, o detergente ou o desinfetante estão chegando ao fim? O melhor é consumir o produto até o seu fim. Quando o frasco estiver vazio, lave e seque.  Retire o rótulo e deposite no local apropriado da coleta seletiva.

Nas cooperativas, o material vai passar por uma  triagem, transformando-se em matéria-prima para outros produtos.

Clique aqui e veja o que pode ou não ser reciclado.

Se puder prefira os produtos biodegradáveis, que não demoram tanto tempo para se decompor na natureza! Clique aqui e saiba mais.

Leia também

Tarefas domésticas exigem preparo físico

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!