Ujatoba_horta_ong

ONG Cidades Sem Fome desenvolve hortas comunitárias e escolares

por Universo Jatoba

Nós já comentamos aqui sobre os benefícios das hortas comunitárias e como elas podem ajudar na interação social e no aumento das áreas verdes nas nossas cidades. A ONG Cidades Sem Fome transforma terrenos públicos e particulares da zona leste de São Paulo em hortas comunitárias.

O projeto começou em 2004 e foi criado pelo alemão Hans Dieter Temp, que é formado em Administração de Empresas e é Técnico em Agropecuária e Políticas Ambientais. A zona leste de São Paulo foi escolhida pois é um local muito carente. O objetivo desse projeto é melhorar a situação dos moradores da região através de trabalhos sustentáveis de agricultura urbana por meio da produção de alimentos orgânicos.

Além de realizar projetos de Hortas Comunitárias, a ONG Cidades Sem Fome também desenvolve Hortas Escolares e Estufas Agrícolas em espaços que não são ocupados. Esse trabalho tem o intuito de gerar oportunidades de trabalho e melhorar a alimentação de crianças e adultos.

Ujatoba_horta_ong2

Cerca de 21 hortas comunitárias já foram criadas pela ONG Cidades Sem Fome e 15 hortas foram implantadas em escolas públicas. Um dos principais objetivos do Projeto Hortas Escolares é disponibilizar um fácil acesso a uma alimentação saudável, prevenir a desnutrição de crianças da zona leste de São Paulo. Esse trabalho envolve os alunos, pais e professores.

A ONG Cidades Sem Fome também atua no estado do Rio Grande do Sul desde 2009 com o Projeto Pequenos Agricultores Familiares. O trabalho das hortas comunitárias que já era feito em São Paulo foi adaptado para a cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul. Essa região sempre apostou na produção do tabaco, mas vinha sofrendo algumas dificuldades com a plantação. Por isso, os agricultores estão aprendendo a diversificar as culturas para criar novas opções de negócios. Duas estufas agrícolas estão sendo usadas nesse projeto.

Se você gostou do projeto, saiba que a ONG Cidades Sem Fome recebe doações. Você pode escolher qual desses trabalhos quer ajudar, pois no site está disponível uma lista de itens que cada um desses projetos está precisando. É possível optar por doações mensais ou anuais ou realizar uma doação única. Saiba mais aqui.

A organização já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Em 2013, Hans Temp foi premiado com o título de Empreendedor Social “Changemaker” pela Rede Ashoka, uma associação global de empreendedores sociais. E em 2011 a ONG Cidades Sem Fome recebeu o Prêmio de Inovação da FINEP na categoria “Tecnologia social”.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!