Ujatoba_producao

Nestlé, Unilever e Coca-Cola melhoram métodos de produção

por Universo Jatoba

Ao comprar um produto no supermercado, levamos em consideração vários fatores para escolher a marca que vamos levar para casa. Entre eles estão o preço e a qualidade, mas seria ótimo se soubéssemos também se a empresa que fabrica o produto exerce práticas sustentáveis e não agride o meio ambiente.

A Oxfam, uma ONG internacional que combate a pobreza, divulgou um ranking da campanha “Por Trás das Marcas”, que analisa anualmente os impactos sociais e ambientais das 10 maiores marcas mundiais em sua cadeia produtiva. Nestlé, Unilever e Coca-Cola foram as três melhores colocadas nesse ranking.

O projeto “Por Trás das Marcas” faz o ranking com as empresas analisando suas políticas públicas em sete áreas cruciais para a produção agrícola sustentável, mas que sempre foram negligenciadas pelas indústria: direitos das mulheres, pequeno agricultor, trabalhadores rurais, água, terra, mudanças climáticas e transparência.

As melhorias mais significativas das empresas ocorreram nas áreas da terra, igualdade para as mulheres e mudanças climáticas. Nesse último quesito, o progresso aconteceu graças ao aumento da divulgação das companhias de suas emissões de carbono.

De acordo com o diretor da Oxfam no Brasil, Simon Ticehurst, essas mudanças são um primeiro passo para melhores práticas e menos fome, menos pobreza e menos danos ambientais.

Na primeira pesquisa realizada pela Oxfam em fevereiro de 2013, não havia nenhum quesito em que alguma dessas empresas receberiam uma nota considera boa, de 8 para cima. Neste ano duas companhias já atingiram essa meta, são elas: Unilever e Nestlé. A Unilever recebeu uma nota 8 por seu trabalho com trabalhadores rurais, inclusive os pequenos produtores. E a Nestlé conseguiu atingir a mesma nota por boas práticas climáticas.

Das dez marcas analisadas, nove melhoraram significativamente suas práticas na cadeia produtiva. Apenas a General Mills, dona das marcas Haagen-Dazs e Nature Valley, caiu para a última posição do ranking. As outras empresas que participaram dessa pesquisa foram: Mondelez, Pepsico, Danone, Mars, Kellog e Associated British Foods.

O resultado da pesquisa “Por Trás das Marcas” mostra que as grandes companhias respondem rapidamente e com bons efeitos quando os consumidores cobram delas mais responsabilidade em seus métodos de produção. Nós, como consumidores, temos o dever de cobrar uma postura mais sustentável das empresas.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!