Ujatoba_aplicativo_renata

Mundial: Aplicativo fiscaliza mobilidade e segurança em cidades-sede

por Renata Cardarelli

A bola está rolando no país do futebol. Depois de 64 anos, o Brasil está, a contragosto de muitas pessoas, recebendo a Copa do Mundo. O que deixava muita gente preocupada, além dos gastos, era a situação do país: será que o temos condições de receber o maior evento esportivo do mundo? Há estrutura para receber tantos estrangeiros?

O Ministério do Turismo tem a expectativa de receber 500 mil turistas até o final do mundial. Andando pelo metrô de São Paulo, fico me perguntando o que os estrangeiros estão achando da nossa cidade, do nosso país e dos serviços dos quais dependemos todos os dias. Sobre a violência e o cuidado com os pertences, por exemplo, os turistas têm sido avisados pelas mídias de seus países desde antes do início da Copa. Durante o evento, contudo, algumas cidades têm conquistado jornalistas e ganhado destaque no noticiário internacional, como Curitiba e Porto Alegre.

Por sua vez, os turistas são nossos aliados para deixar um legado para o país do futebol no pós-Copa. Para ajudar a melhorar a mobilidade urbana e a segurança das 12 cidades-sede, o aplicativo Colab.re lançou 14 categorias para que todos nós possamos avaliar e fiscalizar as condições de serviços, aeroportos, transportes coletivos e táxis.

A rede social já conta com mais de 35 mil usuários cadastrados, desde a data de seu lançamento, em março do ano passado. A ideia é justamente fazer uma espécie de meio de campo entre sociedade civil e órgãos públicos, visando sempre a melhoria dos serviços. O Colab.re é considerado o melhor aplicativo urbano do mundo, conforme prêmio concedido pela franco-suíça New Cities Foundation, focada inovações para contornar problemas urbanos. Algumas prefeituras, como de Curitiba (PR), Cuiabá e Rondonópolis (MT) e Teresina (PI) já adotaram, inclusive, a plataforma como canal de relacionamento oficial com o cidadão.

No caso específico das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, o Colab.re compartilhará os dados e o resultado das análises dos cidadãos e turistas. As informações servirão de base para um relatório que será divulgado e repassado para os usuários, além de prefeituras e governos estaduais e federal.

Atraso em voos, estádios com problemas na acessibilidade, vias acidentadas, focos de dengue… Para mandar críticas ou sugestões basta acessar o aplicativo via iOS, Android ou na versão web (www.colab.re), e selecionar a categoria “Copa do Mundo”. Em seguida, é só postar a localização, uma foto e explicar qual o problema. Na rede é possível apoiar e comentar denúncias feitas por outros usuários, fortalecendo ainda mais o poder de mobilização.

“Queremos aproveitar o momento em que o Brasil se une para extravasar a paixão pelo mundial de futebol e levar toda essa corrente de união em prol da melhoria do país”, diz Gustavo Maia, especialista em marketing e um dos idealizadores do projeto.

Muita bola ainda vai rolar dentro e fora dos campos. Vamos nos unir e fazer com que depois do apito final nosso país tenha melhores serviços não só para receber estrangeiros, como também para proporcionar uma qualidade de vida melhor para nós, cidadãos.

 

Renata Cardarelli é jornalista e especialista em redes digitais e sustentabilidade pelo Instituto Atopos, da Universidade de São Paulo. Ao lado de cinco profissionais da área de comunicação e sustentabilidade, é idealizadora do projeto Tietê Digital. Atua na apuração da Rádio Globo, onde também é produtora. Além disso, contribuiu com trabalhos esporádicos para Rádio Eldorado, Rádio Gazeta AM e O Estado do RJ e passou pelas redações de portais Comunique-se e InfoMoney e Revista CULT.

Renata escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!