Ujatoba_moveis2

Móveis de papelão

por Universo Jatoba

Sentar em uma cadeira ou um sofá de papelão parece ser possível só em desenho animado, mas é realidade. Basicamente, os móveis feitos com o papelão precisam apenas ser dobrados e encaixados da maneira correta, sem cola nem parafuso ou prego…nada disso!

A ideia não tem nada de novidade. Já em 1972 o arquiteto canadense Frank Gehry desenvolveu uma série, que chamou de Easy Edges, com 14 peças feitas em papelão ondulado. E não parou por aí. Quinze anos depois, ele voltou a pensar no assunto e lançou a linha Experimental Edges. Verdadeiras obras de arte feitas em papel. Já nos anos 80 surgiu a DY Creations. A linha trazia móveis feitos com o papelão da maneira como ele era fabricado. A proposta era mostrar que o material poderia ser inserido no setor moveleiro e que era resistente para isso.

E o Brasil está entrando nesta onda sustentável. Veja alguns exemplos que estão ganhando o mercado por aqui:

A Jaya! Design nasceu em 2008, fundada pela designer Sabrina Arini, que chegou a expor os produtos no Moma, em Nova York. Um dos produtos de maior visibilidade da empresa é o Banco Zoo, que é 100% feito com papelão ondulado e é estruturado somente com encaixes. A estampa de bichos foi pensada para que as crianças pintem e personalizem o próprio banco. Mas grandes nomes, como os Irmãos Campana, já desenvolveram estampas personalizadas para este banquinho de papelão, que também já esteve entre os “10 mais” do design em Cannes no ano de 2011.

O papelão usado na empresa é de fonte responsável e pode ser reciclado, além do que é mais barato do que um móvel convencional. O quanto de peso o produto de papelão suporta vai depender de cada modelo, mas varia entre 30 kg e 100 kg.

Clique aqui e conheça.

Tem também a 100´t. Após visitar uma feira de arte na Europa, Daniela Bueno quis trazer a ideia para o Brasil, estudou a possibilidade e deu certo. A empresa surgiu em 2003 junto com Marcello Cersosimo, que faz a coordenação de produção. São poltronas, mesas, cadeiras, bancos, berços, racks, estantes, sofás, lustres, luminárias cabides, lixeiras e revisteiros, entre outros itens. O material, que é reciclável, vem de árvores devidamente certificadas e não recebe nenhum tratamento químico.

A montagem é fácil e o cliente pode montar e desmontar quantas vezes quiser. O manual vem no próprio produto e também é possível consultar pelo site, com fotos e vídeos. “O diferencial de nosso produto é que ele tem começo, meio e fim e o tempo de vida que você definir. Depois disso é reciclado”, explica Daniela. Prática e leve, uma cadeira, por exemplo, chega a suportar até 120 kg e custa, em média, R$ 75.

Veja mais aqui.

Dica de conservação: evite deixá-los em lugares com umidade e limpe somente com um pano seco. Se cair água, passe um pano na hora e espere secar.

Se têm empresas investindo e apostando em ideias sustentáveis, é sinal de que os consumidores estão cada vez mais conscientes.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!