Ujatoba_recursos_hidricos

Manejo sustentável dos recursos hídricos

por Ivana Jatoba

Não só os paulistanos, mas todos nós, brasileiros, estamos impressionados com a intensidade da seca que assola a cidade mais populosa do Brasil, especialmente o seu sistema de abastecimento de água, o Sistema Cantareira. Este chegou ao seu limite mínimo, em toda a sua história. Mas, quais foram os motivos que resultaram nesta situação tão crítica? Apenas a falta de chuva? Não, mas a falta do manejo sustentável dos recursos hídricos que alimentam os reservatórios de água potável a ser distribuída para a população.

Recursos hídricos são as águas das bacias hidrográficas, superficiais ou subterrâneas, disponíveis para consumo humano. Eles existem em forma de rios, lagos, geleiras e lençóis freáticos ou subterrâneos. Além do uso para consumo humano, as águas são usadas para irrigação, pecuária, energia hidráulica, piscicultura, lazer, transporte, etc. O manejo sustentável dessas águas é que vai garantir a qualidade necessária para a sua finalidade.

Voltando ao caso do Sistema Cantareira, como em todo recurso hídrico, algumas atitudes voltadas para melhorar as suas condições ambientais deveriam ter sido tomadas no passado para evitar o colapso presente. Se houvesse o devido tratamento de esgotos despejados diariamente nas águas da sua bacia, assim como o constante desassoreamento e replantio das margens dos cursos dos seus rios, certamente haveria mais água disponível para a sociedade.

Tais medidas, juntamente com o incentivo ao aproveitamento da água de chuva, o combate ao desperdício, um eficiente sistema de medição de vazões e um plano com medidas para não ficar dependente exclusivamente de uma bacia hidrográfica, como acontece, contribuiriam para a sustentabilidade do manejo das águas do sistema e evitaria o caos que estamos vivenciando, impotentes.

Que a crise do sistema de abastecimento de água em São Paulo chegue ao fim, não com medidas paliativas, mas através de uma gestão eficiente dos seus recursos hídricos e que sirva de lição para outros Estados da Federação. Não dá para, em uma situação dessas, colocar a culpa nas condições meteorológicas vigentes. Depender de chuva para ter água, no país com a maior reserva de água doce do mundo, é inaceitável.

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!