Ujatoba_impermeabilizantes

Impermeabilizantes ecológicos

por Ivana Jatoba

Sempre que eu estou num canteiro de obras, por ocasião da aplicação de impermeabilizantes, sinto náuseas e tonturas, devido ao forte cheiro desses produtos, normalmente à base de solvente, como as tintas. E como o mercado da construção civil está cada vez mais voltado para produtos menos agressivos ao meio ambiente, felizmente, eu me indagava se os impermeabilizantes para a construção e acabamento já estavam na “lista de produtos verdes”.

Como são produtos de extrema importância nas edificações, no combate à infiltração e ação de fungos, fiquei contente ao constatar que sim, os fabricantes de impermeabilizantes já estão desenvolvendo linhas de produtos isentos de solventes e de baixo teor de VOC (compostos orgânicos voláteis), à base de água e de poliuretano vegetal. Além do apelo ecológico, esses produtos estão cada vez mais eficientes na aplicação e no uso, contrariando a idéia preconceituosa de que os tradicionais são mais confiáveis.

Diversas marcas do mercado estão comprometidas com a sustentabilidade e dispõem de uma variedade crescente de tipos impermeabilizantes para atender à demanda dos empreendimentos imobiliários e de infra-estrutura.

A Elasteq lançou uma linha com cinco tipos de impermeabilizantes, todos à base de água: o Elasteq Lajes (para isolamento de lajes e telhados), o Imperbox (isolamento da água em camadas úmidas), o Multiresina (age como camada protetora transparente de tijolos, cerâmicas, fibrocimento e concreto), o Elasteq Silicone Hidrorepelente (para superfícies minerais, como rejuntamentos) e o Elasteq Nanostain (para revestimento de superfícies externas).

Um dos destaques da Viapol neste segmento é o lançamento do VitPOLI ECO, impermeabilizante isento de solvente recomendado para proteção e acabamento de estruturas metálicas e de concreto; proteção das estruturas de tanques e reservatórios de efluentes industriais e esgoto e em reservatórios de água potável.

A Sika também dispõe de produtos livres de solventes tais como o Sika Injection 201 CE (contra infiltrações de água em fissuras, juntas e vazios no concreto, alvenaria e pedra natural) o Sikafloor 31N PurCem (pintura de alta espessura formando um revestimento de alto desempenho para pisos industriais com altas exigências para tráfego, abrasão e exposição química), o Sikafloor-2530 W (resina epóxi adequada para áreas de produção, estocagem, estacionamentos, garagem, etc.) e o Sika Injection 101 RC (para vedação temporária contra infiltrações de água em fissuras, juntas e vazios no concreto, alvenaria e pedra natural).

Assim como as tintas, escolha com atenção o impermeabilizante para vedar o reservatório, a piscina, a laje, parede, a madeira e todas as superfícies da sua obra ou reforma que ficam em contato constante com água, esgoto e umidade em geral.

“Hoje em dia eu tenho sentido náuseas e tonturas por outro motivo. Você pode imaginar…”

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!