mosquito-gadget

Gadget movido a energia solar pode ajudar no combate a dengue e malária

por EcoD

Os mosquitos transmissores de doenças como malária e dengue causam 725 mil mortes por ano, muito mais que predadores como os crocodilos (1.000 óbitos anuais), por exemplo. Mas uma tecnologia simples e barata criada pelo indiano Pranav Agarwal pode ajudar a combater a proliferação desses insetos.

Ele precisou de apenas U$ 10 (cerca de R$ 20) para desenvolver o Solar Scare Mosquito, um dispositivo que areja a superfície da água parada, evitando que os mosquitos se proliferem.

O aparelho flutua na água e faz bolhas de ar e ondulações em intervalos regulares. Testes já realizados comprovaram que as populações de mosquitos foram reduzidas quase que completamente em uma piscina, no período de uma semana.

Atualmente, a despesa média para o controle da malária é de mais de US$ 6 bilhões, de modo que o uso do dispositivo poderia vir a reduzir drasticamente estes custos.

Ficou interessado (a)? O site Instructables fornece um passo a passo (em inglês) para qualquer pessoa que queira desenvolver o seu próprio Solar Scare.

Assista ao vídeo que mostra como funciona a inovação:

Foto: Instructables

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!