Ujatoba_baloes

Festinha pra lá de sustentável

por Universo Jatoba

Você com certeza já ouviu falar dos 3 Rs da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O Universo Jatobá está sempre buscando produtos, serviços e ideias que possam estimular essa prática no dia a dia e facilitar a sua vida.

E hoje a dica é para você que ama uma festa. É mesmo uma delícia reunir parentes, amigos ou mesmo colegas de trabalho para comemorar uma data especial. Seja qual for o motivo, a proposta é ligar o botãozinho da criatividade e buscar alternativas de menor impacto ambiental. Acha difícil?

Tudo começa com um bom planejamento, nada diferente das festas comuns, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes práticos:

– Faça uma lista de compras. Sabendo o número de pessoas, você consegue estudar melhor as quantidades e evita o desperdício.

– Tente centralizar as compras em um lugar só ou, pelo menos, busque alguns que estejam perto. Assim é possível economizar combustível e, consequentemente, poluir menos o ar.

– Opte por convites virtuais. Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não use e-mail ou redes sociais. Além de ser mais prático, você economiza papel.

– Esqueça os descartáveis. Eles são mais práticos, mas geram muito lixo. Prefira os copos, pratos e talheres de vidro ou porcelana e utilize os guardanapos de pano. Se não tiver jeito, uma opção é usar itens biodegradáveis. Não sabe onde encontrar, clique aqui. 

– Quando for comprar a comida, além de optar pelas compras no comércio da região, como já foi dito, use a criatividade também na elaboração de um cardápio mais saudável.

– E o lixo? Separe o que puder e leve para a reciclagem. Para facilitar, espalhe cestos de lixo em pontos estratégicos para que os convidados depositem ali o que for descartar.

– Na hora de decorar, use a imaginação e tente buscar alternativas com recicláveis, artesanatos e flores, por exemplo. Se a sua festa vai ter espaço para os convidados dançarem, você pode utilizar discos de vinil e CDs na decoração. As lojas de artesanato são uma ótima fonte de ideias.

– No lugar de presentes, peça doações a alguma entidade e exercite a responsabilidade social.

Se você leu tudo isso e acha que dá muito trabalho e que falta tempo e/ou disposição, não desista. Hoje já existem empresas que fazem isso por você.

A Cortando o Sete, por exemplo, troca bexigas por bolas de papel de seda ou lanternas japonesas. Os itens da festa, desde o convite até a decoração, são pensados de maneira consciente. Clique aqui e conheça.

Outra opção é a Reciclã, que pensa na sustentabilidade e sem deixar de atender aos desejos de quem está festejando. A empresa oferece, por exemplo, a opção de encomendar lembrancinhas e itens de decoração em cooperativas de artesanato e também doação de presentes para projetos sociais. Para saber mais sobre o serviço, clique aqui.

É só comemorar!

Leia também

Copo descartável tem alternativa

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!