Universo-Jatoba-escola-sustentavel-ivana1

A escola do seu filho tem uma postura sustentável?

por Ivana Jatoba

Você já verificou qual a postura da escola que seu filho estuda, diante da sustentabilidade? Agora que estamos na época da volta às aulas, será que existe alguma ação por parte do corpo docente ou mesmo dos alunos que demonstre sintonia com um tema tão importante nos dias atuais? Chamo a atenção dos pais e responsáveis para este questionamento, pois acredito que o cuidado com o meio ambiente deve ter a participação de todos os setores da sociedade, especialmente o da educação.

E a primeira constatação deve vir da observação dos prédios escolares. Como anda o consumo de água e energia nas salas? Sabia que o custo com essas contas em muito interferem na mensalidade que você paga? Mas a ideia não é economizar nas despesas com educação e sim combater o desperdício dos recursos naturais justamente de onde deve vir os melhores exemplos de responsabilidade ambiental.

Universo-Jatoba-escola-sustentavel-ivana2

A luz natural é devidamente aproveitada, evitando que lâmpadas fiquem acesas durante o dia? E o sistema de ventilação preza pela sustentabilidade? Ou é o ar condicionado que impera? Quando os estudantes aprendem as noções de uma edificação sustentável na própria escola, fica muito mais fácil esta instituição formar cidadãos conscientes da importância de se construir preservando os recursos naturais, sejam eles futuros engenheiros, arquitetos ou de outras áreas, pois o importante é que se forme em cada um esta visão de respeito ao meio ambiente.

Mas a escola não deve se limitar apenas a ter um prédio “verde”. Muitas atividades extra curriculares podem e devem, ao meu ver, fomentar entre os estudantes o surgimento de ideias que ajudem a equilibrar a equação do crescimento econômico que olhe pelo social e preserve o ambiental em todos os setores da sociedade. Palestras, debates, feira de ciências, aulas práticas, eventos artísticos e tantos outros exemplos podem ajudar e muito a criar entre eles um novo olhar sobre o planeta. E quanto mais cedo se aprende, mais difícil se esquece.

Por isso aconselho a todos os pais de estudantes, sejam de instituições públicas ou privadas, que verifiquem junto às escolas se existem atividades voltadas para a sustentabilidade, educação ambiental, ecologia e afins. A participação de todos pode gerar frutos a serem colhidos por várias gerações. E a educação é peça chave neste processo.

Fotos: Thinkstock

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!