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Empresas adotam práticas sustentáveis

por Universo Jatoba

É verdade que tem muita conversa pra boi dormir. Muitas empresas se dizem sustentáveis, mas mal reciclam o lixo que produzem. Pra elas já existe o termo greenwashing, que é o branqueamento ecológico ou ecobranqueamento, uma jogada de marketing com o objetivo de passar ao público uma imagem ecologicamente responsável dos seus serviços ou produtos, porém, na realidade, sua atuação é contrária aos interesses e bens ambientais.

Mas também é verdade que existem empresas sérias neste caminho da Sustentabilidade. Até porque adotar práticas sustentáveis e ecologicamente corretas são importantes para sobreviver e se diferenciar frente à competitividade do mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista National Geographic em 2010, que estudou o hábito de 17 mil consumidores em 17 países, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de consumo sustentável. O país fica atrás apenas da Índia.

Grandes empresas brasileiras dão um exemplo à sociedade promovendo e apoiando projetos ambientais. Conheça algumas dessas práticas:

SC Johnson

A SC Johnson trabalha há 15 anos com um projeto de preservação da caatinga. A Associação Caatinga já catalogou mais de 2.240 espécies de vegetais e animais.

Atualmente um dos principais trabalhos da Associação Caatinga é manter a Reserva Natural Serra das Almas e liderar projetos e campanhas de conscientização que envolvam reflorestamento, conservação ambiental, redução da emissão de carbono, recomposição de nascentes, projetos sociais e outras atividades sustentáveis.

Natura

A Natura desenvolve diversas ações relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. Em quatro anos, a Natura já reduziu 7,4% das emissões de carbono em seus processos internos. Para reduzir ainda mais as emissões, a Natura substituiu suas caldeiras nas fábricas de Cajamar, em São Paulo, e em Benevides, no Pará, que atualmente são movidas a álcool e biomassa. Além disso, a empresa adotou um ônibus movido a etanol para fazer o transporte dos funcionários, que emite 90% menos carbono que um ônibus comum.

Em 2010, a Natura lançou o Programa Amazônia que tem o objetivo de ampliar a presença da empresa na região, buscar novas propostas de desenvolvimento sustentável e incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação. Os produtos da linha Natura Ekos recebem matéria-prima de cooperativas extrativistas da região, que gera oportunidade de trabalho e renda para várias famílias.

Avon

A Avon também desenvolve um projeto de redução da emissão de gases de efeito estufa por meio das operações logísticas. Esse projeto já foi premiado e consiste em reduzir custos, distâncias e consequentemente a emissão de gases de efeito estufa na entrega de produtos da Avon. O projeto foi implantado em julho de 2009 e já deixou de jogar na atmosfera 12.707 toneladas de gases.

Faber-Castell

A Faber-Castell desenvolve o Projeto Arboris que tem o objetivo de garantir a preservação da mata nativa de seus parques florestais e também ajudar na conservação do solo e das águas.

Pepsico

Uma parceria do Instituto Pepsico com a organização sem fins lucrativos ASA (Articulação do Semiárido) constrói cisternas que armanezam a água da chuva para uso doméstico, na lavoura e em escolas da região do semiárido brasileiro.

Votorantim

A Votorantim Siderurgia desenvolve diversos projetos ambientais, como programas de educação ambiental, reflorestamento, coleta seletiva de lixo e monitoramento da qualidade do ar.

Parabéns a estas empresas pelas lindas iniciativas! Mas o mérito é nosso. Somos nós, consumidores, que podemos escolher as empresas que demonstram este compromisso com o meio ambiente. Já parou pra pensar no tamanho da sua responsabilidade?

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