Ujatoba_embalagem

Embalagens agrícolas têm lugar certo

por Universo Jatoba

Sustentabilidade no meio rural: o assunto hoje é a destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas e também a logística reversa dessas embalagens. Pelo quarto ano consecutivo, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos –, publica o seu relatório de sustentabilidade, referente ao ano de 2012, de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative™. “O relatório oferece visão ampla das atividades realizadas, e reflete a adoção de uma gestão cada vez mais integrada dos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, afirma João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

O material divulga um panorama do desempenho financeiro e socioambiental das atividades do instituto, que conta com 97 empresas associadas e 10 entidades do setor, além de indicadores de desempenho do instituto e do Sistema Campo Limpo – logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos. O inpEV assume compromissos frente aos temas de maior relevância, apresenta resultados obtidos ao longo de 2012, além de revelar metas e perspectivas. Em 2012, o Sistema Campo Limpo completou 10 anos e neste ano foram destinadas mais de 240 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas.

Os indicadores também mostram o crescimento da quantidade de embalagens retiradas do campo pelo sistema. São 414 unidades de recebimento, entre postos e centrais, presentes em 25 estados e no Distrito Federal, associada à responsabilidade compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, cooperativas, fabricantes e poder público. Só em 2012, a destinação final de embalagens atingiu 37.379 toneladas, número 9,3% superior ao de 2011, superando a expectativa, que era de 36 mil toneladas. De janeiro a dezembro, merecem destaque os estados de Alagoas (+ 395,4%), Pará (+ 132,3%) e Rio Grande do Norte (+ 95,6%), o que reflete o crescimento da atividade nas regiões.

Ao longo de 2012, algumas ações se destacaram, tais como o desenvolvimento do sistema de agendamento online para a devolução de embalagens. Já no relacionamento com autoridades e representantes de governo, o inpEV deu continuidade à participação em discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a responsabilidade da gestão de resíduos pós-consumo a todos os setores produtivos, com atenção especial ao debate sobre a necessidade de incentivos fiscais que possam ser aplicados ao Sistema Campo Limpo.

Ação no Paraná

Entre os dias 19 e 23 de agosto, o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas ocorre em Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná, com 8 pontos de coleta em locais próximos às propriedades rurais.

A iniciativa beneficiará cerca de 300 agricultores do município e estima-se que serão entregues quatro toneladas e meia de embalagens. Todo o material será levado para a central de recebimento de Francisco Beltrão, no Paraná, gerenciada pela Associação de Revendas de Insumos do Sudoeste do Paraná (Arias) e, posteriormente, encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração. Para saber mais, o agricultor pode ligar para (46) 9975-3520 ou enviar um e-mail para ariaspr@brturbo.com.br

Leia também

Projeto de sustentabilidade para o produtor rural brasileiro

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!