Ujatoba_cidade1

Cidades inteligentes estão sendo construídas na Ásia

por Universo Jatoba

Você já ouviu falar em cidades inteligentes? O conceito, que é a tradução para o termo “smart cities”, começou a ser usado nos últimos cinco anos para definir o uso da tecnologia com o objetivo de melhorar a infraestrutura das cidades e transformar os centros urbanos em locais mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida.

A cidade de Songdo, na Coreia do Sul, está sendo erguida do zero em uma ilha de 6 quilômetros quadrados, que fica a 65 quilômetros de Seul. O governo sul-coreano resolveu investir U$ 80 bilhões para criar um município inteligente que seja todo conectado à internet e seja um modelo para os outros países. As garrafas PET terão sensores wi-fi que computam descontos nos impostos daquelas pessoas que fizerem a reciclagem correta. Além disso, os postes de iluminação contarão com sensores inteligentes para economizar energia quando ninguém estiver passando na rua.

Com a pretensão de ser uma cidade sem trânsito, Songdo terá sensores nas ruas para analisar o tempo de deslocamento dos veículos em congestionamentos. E os carros terão etiquetas de radiofrequência para monitorar o tráfego. Por exemplo, se um caminhão estiver com uma carga acima do peso permitido, as autoridades serão avisadas na mesma hora.

Songdo também terá um sistema de coleta de lixo feito todo por baixo da terra, com isso os caminhões de lixo não precisarão circular pela ruas, o que irá diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Um sistema de internet 4G irá conectar Songdo ao mundo todo. Todas as casas terão um interfone com monitor de plasma, onde será possível se comunicar com comércios, e escolas, sem sair de casa.

A cidade pretende se tornar um centro econômico internacional até o ano de 2015, quando deve ficar pronta. Atualmente Songdo tem apenas 6,5 mil habitantes, mas espera chegar aos 65 mil quando for concluída. Eles também esperam que grandes empresas se instalem no local.

Outra cidade que está sendo construída do zero com o mesmo conceito inteligente é Masdar, em Abu Dhabi. A cidade está sendo erguida no deserto árabe em parceria com o MIT, instituto de tecnologia local que desenvolveu placas solares que ficam no topo dos edifícios para armazenar e gerar toda a eletricidade para a cidade. E tem mais, uma torre eólica de 45 metros vai informar a quantidade de energia que está sendo consumida e ainda irá gerar eletricidade a partir dos ventos que sopram na região.

Já imaginou uma cidade só formada por pedestres? Masdar foi projetada apenas para os pedestres, pois os carros e ônibus irão circular no subsolo. A cidade já conta com dez carros elétricos que não precisam de motorista. O governo de Abu Dhabi vai investir U$ 22 bilhões na construção da cidade de Masdar que deve ficar pronta apenas em 2025.

Leia também

Prédio em forma de DNA

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!