Ujatoba_couro_sintetico

Descarte de retalhos de couro sintético

por Universo Jatoba

Sobras de tecidos, seja na fabricação de roupas ou bolsas, ainda é uma das grandes dificuldades da indústria. Hoje o Universo Jatobá vai ajudar a leitora Carolina. Ela diz que trabalha em uma fábrica de bolsas e que estão enfrentando o problema do acúmulo de material e que não sabem o que fazer.

Eles usam um couro sintético que é composto de 50% de PVC e 50% de poliéster. Será possível descartar corretamente para reaproveitar ou reciclar?

Couro sintético é feito a partir do PVC, que é derivado do petróleo e, ao contrário do couro natural, não se degrada com o tempo, persiste como o plástico. Ele pode apresentar-se de diversas maneiras ou cores e, inclusive, com a textura semelhante com a do couro natural.

No Brasil a quantidade produzida é grande e este é um grande problema ambiental e para as empresas. Segundo um estudo do Senai-RS, por dia, são produzidas 300 toneladas, em média, de retalhos de couro no país. Como minimizar o impacto? Muitas empresas optam pela disposição em aterros industriais ou incineram, mas o ideal é reaproveitar o material, incluindo-o de volta no ciclo de produção.

Os resíduos de serragem de couro curtido, por exemplo, podem ser usados na obtenção de um insumo químico para a própria indústria curtidora ou na fabricação de aglomerados de couro, que são usados como palmilhas de montagem de calçados.

Em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, tem a empresa Braztrade Couros, que recebe retalhos de couro, transforma a raspa e esses retalhos e os aproveitam na fabricação de artefatos de couro.

Ligue (51) 8536-0999 ou clique aqui e informe-se.

Outra opção é o Banco de Resíduos. A ferramenta Bolsa de Recicláveis conta com mais de 10 mil empresas cadastradas em todo o Brasil e proporciona a troca, venda e compra de resíduos industriais. Clique aqui e conheça.

Dica: se você já tem alguma peça de couro sintético em casa, cuide. Para lavar, por exemplo, use apenas sabão neutro ou sabão de coco.

Leia também

Tecidos podem ser descartados corretamente 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!