Ujatoba_curitiba2

Curitiba é reconhecida por ações sustentáveis

por Universo Jatoba

Você já visitou a cidade de Curitiba, a capital do Paraná? Curitiba fica na região sul do país e é considerada uma das dez cidades mais sustentáveis do mundo. Curitiba é listada como uma cidade verde ao lado de Amsterdã, Madri, Estocolmo, Vancouver e Copenhagen. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a capital do Paraná possui a melhor qualidade do ar do Brasil. São 64,5 m² de área verde por habitante. Os parques são alguns dos destaques turísticos de Curitiba.

Entre os parques, destacam-se o Barigui, que tem 1,4 milhão de m², lagos ciclovias e o Museu do Automóvel, o Jardim Botânico, que possui uma área de educação ambiental nos seus quase 180 mil m², o Parque do Iguaçu, que possui um zoológico com aproximadamente dois mil e trezentos espécies, um dos cinco mais conceituados do Brasil e o Parque Marumbi, que possui trilhas e está a 1.539 metros de altitude, localizado na maior área de preservação da Mata Atlântica, a 30 km da capital.

Ujatoba_curitiba

Outro passeio que encanta os turistas é descer a Serra do Mar de trem até à cidade de Morretes. A viagem dura em média três horas e é realizada diariamente. A ferrovia foi inaugurada em 1885, possui 150 km de extensão, 30 pontes e 14 túneis cavados na serra coberta pela Mata Atlântica. Na cidade de Morretes os turistas podem saborear o barreado, prato típico da região feito com carnes cozidas e farinha de mandioca.

De acordo com o Fórum Global sobre Assentamentos Humanos, Curitiba também é referências em iniciativas sustentáveis como baixa emissão de carbono, iniciativas voltadas à implementação de comunidades inteligentes, zero resíduos, meio ambiente e planejamento urbano sustentável, transporte, infraestrutura, construções, economia e habitação verdes,  sociedade harmoniosa e cultura e patrimônio sustentáveis. Além dos prêmios e referências, Curitiba é a única cidade brasileira que integra, como convidada, a C-40 – conferência anual que reúne os prefeitos das 59 maiores cidades do mundo que debatem ações e soluções que contemplam a superação dos desafios do milênio.

Pioneira e exemplar quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente. Curitiba já recebeu inúmeros títulos relacionados ao assunto e é listada como “cidade verde” ao lado de modelos como Copenhagen, Oslo, Amsterdã, Madri, Estocolmo, Vancouver e Portland.

Considerada uma das dez cidades mais sustentáveis do mundo, com 64,5 m² de área verde por habitante, possui a melhor qualidade do ar do país, segundo a OMS. São 36 espaços urbanos de preservação, configurados em parques e bosques, o que explica ter sido selecionada como a segunda do ranking mundial de equilíbrio ambiental.

A escolha para ser cidade-sede da Copa do Mundo não foi à toa, Curitiba é a quinta maior economia do Brasil, tem um polo industrial diversificado e é uma das melhores para se investir em toda a América Latina. Sendo assim, possui um forte turismo de negócios e recentemente recebeu o título de “mais esperta” do mundo pela Revista Forbes. Qualidade de vida, boa infraestrutura, diversidade econômica aliados à preocupação de ser ecologicamente sustentável foram alguns dos itens avaliados para receber essa nomeação.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!