Ujatoba_copo_descartavel

Copo descartável tem alternativa

por Universo Jatoba

Quantos copinhos descartáveis você usa por dia? Perdeu as contas? Então, comece já a reduzir a quantidade.

Segundo estudo da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. Aqui no Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%.

E os outros 80%? O destino são os aterros, onde o plástico demora de 200 a 1000 anos para se decompor. Isto porque o plástico comum é um material sintético feito a partir de derivados do petróleo. Como é uma novidade criada pelo homem, nunca fez parte do cardápio de nenhum microorganismo capaz de digeri-lo.  Deu para perceber a gravidade? Todos os copinhos ou até canudos que você já usou durante toda a vida ainda estão por aí, sabe-se lá onde. De acordo com um relatório do Programa Ambiental da ONU, os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.

Uma boa opção são os copos biodegradáveis, que se decompõem 20 vezes mais rápido que o sintético. Mas custam 5 vezes mais.

A Clean Living é uma empresa brasileira que oferece essa alternativa não só para copos, mas também tem pratos, canudos, sacolas e talheres feitos com o material. Clique aqui e saiba mais.

Mudança de atitude

A Comissão USP Recicla, da Universidade de São Paulo, faz a sua parte e incentiva o uso de bebedouros pelos corredores. Todos eles são higienizados a cada semestre e a qualidade da água é monitorada pelo Laboratório de Água do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade. Além de estimular o consumo consciente, garantem menos garrafas e copos no lixo.

E os números apontam para o caminho certo: nos últimos cinco anos, de 2008 a 2012, o uso de galões de água de 20 litros caiu de 1037 para 244. Quanto às garrafas PET de 1,5 litro, a redução foi de 406 para 288 no mesmo período. Já o uso dos copos descartáveis diminuiu em menor proporção. A quantidade de caixas com 48 copos caiu de 198 para 98.

Confira as dicas

– Caneca na mesa de trabalho é uma ótima pedida e pode ser estimulada pela própria empresa que, por sua vez, vai reduzir os custos. Se o de plástico for a única opção no momento, beba a água e guarde o copo para evitar usar vários no mesmo dia.

– Em casa, opte pelos copos de vidro ou, se for o caso de um aniversário e não tiver jeito de fugir do plástico, lave-os para reaproveitar depois. Outra opção são os copos descartáveis de papel, que tem seus impactos, claro, mas são mais fáceis de passar pela reciclagem.

– Use os squeezes, que são mais duráveis do que as garrafas plásticas, mas cuidado: ambos podem liberar uma substância chamada bisfenol A, que faz mal à saúde. No mercado existem produtos sem este composto.

Curiosidades

– Já ouviu falar dos copos comestíveis? Pois é, eles existem e estão disponíveis exclusivamente em Nova York, nos Estados Unidos. A ideia é usar gelatinas de vários sabores para formar os copos. Eles precisam ficar na geladeira até a hora do consumo e, caso a pessoa não queira comer, pode usar para adubar as plantas. Não acredita? Clique aqui e saiba mais.

Vejam este vídeo.

– O KeepCup é um copo de café parecido com o descartável, mas é reutilizável, produzido com material reciclável e uma graça. A ideia surgiu em 2009 e está fazendo o maior sucesso pelo mundo.

O vídeo dispensa palavras. Veja:

Eles entregam o produto em até 170 países. Para saber mais ou adquirir o seu, clique aqui.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!