Ujatoba_ivana

Copa sustentável

por Ivana Jatoba

A estreia da Copa do Mundo está se aproximando. E o clima é de muita euforia e ansiedade entre nós, afinal, é o nosso país que vai sediar este grande evento. Estádios foram erguidos e reformados nas doze cidades escolhidas para os jogos. Aeroportos estão se ampliando, muitos hotéis aumentaram o número de leitos, vias expressas e sistema de transporte público em algumas capitais foram melhorados, enfim, um sem número de transformações está acontecendo para a realização da prometida melhor Copa de todos os tempos. E a sustentabilidade, óbvio, não poderia ficar de fora da organização.

Segundo o Portal da Copa, diversos estádios receberam a certificação LEED pelas medidas sustentáveis adotadas. Durante a construção do estádio Mané Garrincha, por exemplo, houve a preocupação com o reaproveitamento do entulho e com a reutilização das cadeiras e redes em outros estádios. E depois de concluído, adotou-se um sistema de captação e utilização da água de chuva e uso da energia solar.

O Maracanã também procedeu com medidas sustentáveis. Dentre várias, o destaque foi a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura, transformando o estádio carioca numa pequena usina de energia elétrica. E a Arena Fonte Nova, em Salvador, além do aproveitamento da ventilação e da luz natural, e a otimização do consumo de água e energia, utilizou 100% do concreto proveniente da demolição do antigo estádio.

Mas os impactos ambientais desta festa não ficam restritos apenas aos estádios. O número de visitantes nas cidades sedes dos jogos aumentará, e com isso, a geração de lixo também. Desta forma, a coleta seletiva, de mãos dadas com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, será uma eficiente gestão de resíduos nos principais pontos de concentração de pessoas.

Bom, vamos esperar que o Brasil cumpra bem seu papel de anfitrião e faça bonito, não só nos gramados, mas também fora dele, oferecendo a todos uma Copa com segurança, organização, limpeza, alegria, diversão e muita sustentabilidade. Olé!!!!

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!