Ujatoba_agua

Confira dicas para fazer o uso racional da água

por Universo Jatoba

As dicas de hoje são para você que não sabe por onde começar quando o assunto é a economia de água. Quem entrou em contato com o Universo Jatobá foi a leitora Iane Pires, que também pergunta se é certo ou errado fazer xixi na hora do banho.

A água pode faltar se não for usada com consciência.  Para escovar os dentes, por exemplo, não deixe a torneira ligada todo o tempo sem necessidade.

Na hora de lavar o quintal, reutilize a água do enxague das roupas. Deixar a mangueira ligada aumenta o desperdício.

Quando for tomar banho, desligue o chuveiro quando estiver lavando os cabelos ou se ensaboando e evite banhos de banheira. Outra dica para economizar água é instalar arejadores nos chuveiros e nas pias. Com eles, bolhas de ar são introduzidas no jato de água e isso reduz a o desperdício, além de deixar o jato mais forte. Clique aqui e saiba mais.

E qual a melhor opção de chuveiro para um banho quente? Elétrico, a gás ou a energia solar? Clique aqui e descubra.

Procure não demorar no banho! Uma ducha de quinze minutos gasta, em média, 250 litros de água. Já um banho de cinco minutos, em que o consumidor desligue o chuveiro enquanto se ensaboa gasta aproximadamente 80 litros. Clique aqui e saiba mais.

Hoje também existem aplicativos que podem te ajudar a controlar o tempo no banho e economizar água. Clique aqui e confira. 

Xixi no banho?

A polêmica existe e foi reforçada quando a modelo Gisele Bündchen deu uma declaração no seu site incentivando as pessoas a adotarem a prática. Mas, será que é o correto? E essa atitude ajuda ou atrapalha?

Fazer xixi durante o banho economiza ao menos uma descarga, que gasta aproximadamente 12 litros de água. Em um ano, a economia é de quase 4 mil litros de água para uma pessoa.  Além disso, a SOS Mata Atlântica lançou a campanha “Xixi no Banho”, que incentiva as pessoas a adotarem a prática. Atualmente, 73% das pessoas declaram fazer xixi no banho, contra 27% que ainda não o fazem. Quer participar? Clique aqui e saiba como.

Leia também

Chuveiro sustentável reutiliza até 90% de água

Tecnologia e sustentabilidade

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!