universo-jatoba-mercadoo1

Confira 5 dicas para ser um consumidor mais consciente

por Universo Jatoba

Em meio a um mundo ditado pelo consumo, uma onda vem crescendo: a de que consumir mais do que se deve, sem pensar nos resultados, seja financeiro , ambiental ou social, pode acarretar em sérios problemas para o próprio individuo, ao próximo e também ao planeta.

Por isso é preciso pensar bem antes de comprar, não só por causa do financeiro, que também não está nada fácil para ninguém, mas pela durabilidade do produto e se realmente será necessário para a sua vida.

O Universo Jatobá preza muito pelo consumo consciente e, por isso, vai te ajudar a ser um consumidor muito mais de acordo com o meio ambiente.

Confira cinco dicas preciosas:

1. Verifique se o fabricante do produto tem uma conduta socioambiental responsável ao longo de toda a cadeia produtiva

– São empresas em que a atuação sustentável se tornou estratégica e está vinculada ao crescimento do negócio;

– Dentre as iniciativas, colocam em prática ampla política de fornecimento responsável, repudiam o trabalho escravo, promovem a igualdade no local de trabalho e implementam tecnologias que minimizam os impactos ambientais de suas fábricas, com iniciativas de eficiência energética, uso racional da água e gestão responsável de resíduos.

2. Para produtos do dia a dia, procure as versões mais sustentáveis

– Essas versões, tão eficazes quanto as tradicionais, geram menos impacto durante todo o seu ciclo de vida ao utilizar menos recursos naturais e menos material para embalagem;

– Um bom exemplo são os detergentes líquidos e amaciantes concentrados para roupa. Por conterem menos água em sua fórmula, economizam até 40% do recurso durante o processo produtivo em relação a uma unidade regular do mesmo produto;

– Os desodorantes comprimidos também se encaixam nesse pré-requisito, pois utilizam menos gás propelente;

– Tanto os produtos concentrados quanto os comprimidos têm o benefício de ocupar menos espaço no transporte (possibilitando o transporte de mais produto por vez) e exigir uma embalagem menor (gerando economia de plástico, papelão e alumínio) – questões que impactam diretamente na redução das emissões de gases do efeito estufa e da geração de resíduos;

– Por utilizarem uma embalagem menor, geram menos resíduos e contribuem para uma logística reversa mais eficiente.

 

3. Consuma marcas que tenham um propósito social

– Marcas com propósito são aquelas que têm uma missão social a cumprir e entregam benefícios tangíveis para um grande número de pessoas;

– Bons exemplos são sabonetes antibacterianos com projetos educacionais que visam mostrar a importância de higienizar as mãos para promover a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas, ou marcas de beleza que trabalham o conceito de autoestima.

 

4.       Escolha produtos que utilizem matérias primas certificadas

– Para saber se o produto que você escolheu não é danoso do ponto de vista socioambiental, é imprescindível verificar se as matérias primas utilizadas são provenientes de fontes sustentáveis. Matérias primas certificadas ajudam a proteger recursos escassos, evitam o desmatamento e o uso irregular da terra, protegem o trabalhador e a comunidade em geral.

 

5.  Antes de comprar, invista tempo para pesquisar

– Para colocar as dicas em prática é preciso conhecer as marcas, os produtos e as empresas fabricantes em profundidade. Vale a pena investir tempo para pesquisar e conhecer as políticas de sustentabilidade das empresas e, assim, fazer uma escolha mais consciente no momento da compra.

Fonte: Unilever

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!