Universo-Jatoba-selo-sustentavel

Certificação Ambiental em Alta

por Ivana Jatoba

Seguindo a forte tendência mundial da sustentabilidade nas construções, o Brasil já é o terceiro país do mundo em número de edificações “verdes” que possuem o selo LEED (Leadership in Energy and Envitonmental Design). Existem também outros tipos de selos que certificam imóveis sustentáveis, como o AQUA e o Procel, cuja principal função é auditar e aprovar novos e antigos empreendimentos de acordo com os critérios que visam basicamente a máxima economia de água e energia elétrica e um eficiente programa de reciclagem do lixo gerado, sem comprometer o bem estar e conforto dos usuários.

Essa crescente demanda de certificações “verdes” para imóveis vem da mudança de postura da sociedade em geral, que vê agora os recursos naturais com outros olhos e sabem que bens como a água, as florestas, o ar e o solo devem ser devidamente preservados, especialmente diante das mudanças climáticas e do aumento populacional do planeta.

Mas, quem já entrou numa edificação certificada com algum desses selos “verdes”? Creio que poucos tiveram este privilégio, mas, não se preocupem, pois em breve estes selos serão bastante comuns. Após uma visita, eu vou então descrever, em linhas gerais, as características de um empreendimento que conquistou o selo Procel Nível A.

Este complexo, composto de torres empresariais e hoteleiras, possui sistema de reaproveitamento da água servida, que é tratada em estações instaladas no próprio local e reutilizada nas descargas sanitárias e na irrigação do jardim suspenso. Para combater o calor, reduzindo o consumo de energia pelo uso de ar condicionado, foi utilizado alumínio composto para a fachada das torres e vidros com alta eficiência energética, pois assim a luz natural é aproveitada ao máximo e a passagem de calor para o ambiente interno é amenizada. Lâmpadas de LED também foram utilizadas para reduzir o consumo de energia.

Outra característica sustentável que vale frisar é que, sendo oriundo de um conceito chamado mix use, esse tipo de projeto facilita bastante a vida das pessoas, pois num só lugar pode-se executar diversas tarefas do cotidiano, evitando-se o uso de veículos e assim desafogando o já tão carregado trânsito das grandes cidades.
Como se verifica, a grande expectativa para as construções atuais é que estas nasçam de projetos em sintonia com a realidade do uso otimizado dos recursos naturais e que possam se sustentar por si só, através da produção própria de energia, da máxima economia do uso da água e da mínima geração de resíduos.

Sustentabilidade é isso!

Foto: Thinkstock

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!