Ujatoba_basf1

CasaE, a residência do futuro

por Ivana Jatoba

Imagine morar numa casa com paredes e lajes feitas de isopor, teto de espuma e janelas de plástico… Parece improvável? Achou frágil, esquisito? Pois eu tive a mesma sensação quando fui visitar a CasaE, da Basf, a residência do futuro. Mas logo entendi que estava num espaço inovador, cheio de soluções para o mercado da construção civil com foco em eficiência energética e sustentabilidade.

Já na entrada você se surpreende com a guarita pintada de preto. Pensei: “Coitado do funcionário lá dentro nos dias quentes  deste nosso país tropical”; afinal, a cor preta absorve o calor do sol. Que nada! A tal da tinta preta tem pigmentos que refletem  os raios solares, permitindo um ambiente fresquinho.

Outra inovação a favor do refresco é um material conhecido como Micronal, aplicado em revestimentos ou placas pré-fabricadas. São microcápsulas de parafina que mantêm a temperatura da casa sempre agradável.  Funciona assim: quando os termômetros sobem, o Micronal absorve a energia térmica. Quando a temperatura cai, esse calor é devolvido ao ambiente.

Mas o que me deixou boquiaberta foram as paredes erguidas com isopor. São blocos de poliestireno expansível (Neopor) apoiados em perfis metálicos que sustentam até lajes. O material não esquenta e, por isso, contribui para uma economia de até 70% de toda a energia consumida pela casa.

E olha, vendo assim é uma parede normal, que em nada compromete o design e a arquitetura. Aliás, se você tem pressa em construir e quer se livrar da aporrinhação do desperdício, o Neopor vem em sistema de encaixe, com a quantidade de peças já calculada para o tamanho da sua obra.

E para garantir mais conforto térmico e acústico, a casa do futuro é revestida com espumas especiais. É o fim das brigas com o vizinho barulhento!

As paredes do futuro isolam até bichos indesejáveis! Isso porque recebem uma tinta que reduz 99% das bactérias. O piso não tem divisórias, o que também evita acúmulo de sujeira.

Tudo bem, tudo lindo dentro de casa… Aí começa a chover forte. Será que o quintal ou a garagem vão transbordar? Na  casa do futuro, nada de poças.  Calçadas e outras áreas externas têm pisos drenantes, que escoam a água. Eles atendem pelo nome de Elastopave e Concreto Permeável. Imagine a dupla nas ruas da nossa cidade? Adeus enchentes!

E o jardim é genuíno. Cheio de plantas nativas, que se adaptam melhor ao clima e resgatam a harmonia do ecossistema.

E tem muito mais, mas eu prefiro que você confira pessoalmente. Assim, com certeza, vai se encantar e mudar seu conceito de “casa dos sonhos”. Ela está lá , linda , contrastando com as demais, na Avenida Prof. Vicente Rao, 1195, Campo Belo – São Paulo – SP.

Agende uma visita.

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!