Ujatoba_bioconstrucao

Bioconstrução

por Ivana Jatoba

Você já ouviu falar em bioconstrução? Sabe o que significa? Bem, uma pesquisa rápida talvez dê a impressão que é apenas uma técnica construtiva que utiliza materiais ecologicamente corretos. Mas, se a pesquisa for um pouco mais aprofundada, você verá que o termo “bioconstrução” é muito mais abrangente. É a construção em harmonia com o ambiente em que está inserida, reunindo tecnologias milenares e atuais em nome da sustentabilidade na construção civil.

A bioconstrução interage com o meio ambiente desde a concepção do projeto, passando pela fase da construção, ocupação e finalmente demolição da obra. Tudo é planejado para que se produza pouco resíduo e se reduza o consumo de água e energia, na fase de construção e ocupação dos seus moradores.

Para isso, esta técnica construtiva faz uso da captação da água de chuva e reciclagem de água, além de abrir mão de fontes alternativas de energia (eólica, solar, etc.), usar terra crua para levantar paredes, praticar a gestão de resíduos (coleta seletiva e reciclagem de lixo), palha para cobertura, bambu ou madeira de reflorestamento na estrutura, tintas e revestimentos ecológicas, etc. Materiais muito tóxicos não podem fazer parte da construção.

A princípio, parece que o conceito de bioconstrução é semelhante ao conceito de construções sustentáveis. E existem, de fato, muitas semelhanças. O que caracteriza as obras bioconstruídas é a forte interação que elas tem com o seu entorno e os vários seres que a habitam. Procura-se aproveitar ao máximo o que o meio ambiente local oferece para fazer e ser parte da construção. Por isso, é necessário que grade parte dos insumos usados sejam provenientes do local da obra. Do contrário, o projeto fica inviável.

Outra característica da bioconstrução é que o proprietário fica envolvido durante todo o processo de construção. A família que vai ocupar a “biocasa” precisa conhecer as técnicas que usam matérias primas naturais ou recicladas e desde então criar a consciência da sustentabilidade para que este seja o estilo de vida dos ocupantes.

Dá para usar a bioconstrução em cidades grandes? Sim, desde que o local escolhido para a obra seja favorecido com matérias-primas a serem usadas na obra. Então, que tal reciclar as ideias e partir para esta inovação pra lá de sustentável?

 

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Ivana Jatobá escreve às quintas aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!