mode-ecod

Bicicleta elétrica tem guidão que vibra para ensinar caminho ao ciclista

por EcoD

As bicicletas ganham cada vez mais destaque no campo da inovação. Um bom exemplo disso foi apresentado recentemente pela Ford durante o Mobile World Congress. Na ocasião, a montadora de automóveis surpreendeu com a MoDe, uma bicicleta elétrica inteligente cujo guidão vibra para indicar o caminho ao ciclista.

Para isso, basta que o usuário conecte seu smartphone por Bluetooth à bicicleta e defina a rota por meio do aplicativo MoDe:Link, que permite planejar viagens incluindo deslocamentos em transportes coletivos – entre outros recursos.

Inspirada na indústria automobilística, a MoDe tem duas versões. A MoDe: Pro é voltada para o uso profissional e conta até uma espécie de bagageiro na parte de trás. Já a MoDe: Me foi pensada para viajantes urbanos e apresenta um design compacto.

A MoDe é dobrável e tem motor de 200 Watts. Com freio a disco hidráulico, a bicicleta alcança velocidades de até 25 quilômetros por hora.

Fruto de uma iniciativa da Ford que envolveu o desenvolvimento de mais de 100 propostas, a MoDe (que trata-se de um protótipo) não tem previsão de chegada ao mercado.

Assista ao vídeo sobre a MoDe:

Foto: Ford Europe/YouTube

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!