Universo_Jatoba_transito1

‘Bi-bi’: trânsito, poluição, estresse… Como usar o carro com consciência?

por Universo Jatoba

Já parou para contar quantas vezes tira o carro da garagem por semana? Será que para comprar pão na padaria da esquina você realmente precisa da ajuda do carro para se locomover? Existem situações em que é possível substituir o automóvel pelo transporte coletivo ou pela bicicleta?

Ao refletirmos sobre o assunto percebemos que estamos mais dependentes do automóvel do que gostaríamos ou deveríamos. Usar bikes ou até mesmo caminhar é uma prática positiva, já que polui menos e, de quebra, ainda fazemos atividade física.

Os motores dos carros emitem muitos poluentes – cujas partículas são bastante pequenas e prejudiciais ao ambiente e à nossa saúde. O dióxido de nitrogênio, por exemplo, pode causar problemas aos pulmões e dores no peito. Por sua vez, alguns Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), como o benzeno, são cancerígenos. Em média, 75% das emissões de monóxido de carbono são geradas por automóveis. Grande parte da poluição de metrópoles como São Paulo e Pequim, na China, deve-se ao excesso de carros.

Universo_Jatoba_transito2

Além de medidas governamentais que instiguem o uso de formas mais limpas de transporte, cada cidadão deve fazer sua parte. É importante usar o carro com consciência.

Ficar rodando para encontrar uma vaga para estacionar o carro é um problema, afinal, gera um desperdício desnecessário de combustíveis e ainda mais poluição. Em alguns estacionamentos, já é possível ver soluções para essa situação. Em São Paulo, por exemplo, determinados shoppings adotaram luzes que ficam vermelhas, caso as vagas estejam ocupadas, ou verdes se o espaço estiver disponível. Nesse caso, a contrapartida é o gasto de energia elétrica.

Na Coreia do Sul, em Seul, uma das quatro companhias petróleo lançou uma campanha chamada “Here”. Balões são colocados em vagas de estacionamento. Conforme o carro entra na vaga, o balão desce. Já quando o automóvel sai, o balão sobe, possibilitando que um motorista ao longe veja a disponibilidade da vaga.

Veja como funciona:

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!