17 - Loliware

Beba tudo, e depois coma

por Juliana Bechara

Adoro conhecer projetos que nasceram espontaneamente. Seja de um concurso de faculdade ou de uma conversa informal entre amigos. Acredito ainda que seja dessa forma que nasçam as ideias mais interessantes.

Desde que cheguei à NY passou por meus olhos infinitos produtos que jamais imaginei existir. Um desses projetos deu vida à uma empresa chamada Loliware, destinada única e exclusivamente à produção de copos 100% biodegradáveis, comestíveis e veganos – cara de espanto nesse momento para aqueles que nasceram, como eu, com uma criatividade limitada.

E seguindo a linha de projetos que tomaram vida depois de concursos universitários, esse é um deles – uma dupla de alunas de design uniu forças para participar de um concurso da marca de gelatinas Jell-O.

Elas (e mais dois integrantes do grupo, que não deram continuidade ao projeto após o concurso) não só participaram como ganharam notoriedade ao brincarem com as propriedades da gelatina.

Sem saber da dimensão de suas invenções, logo após o concurso, a marca Absolut, de vodka, entrou em contato para saber sobre a possibilidade de encomenda de 60.000 unidades dos copos bem estruturados e ganhadores de prêmios. Mas, tinha um porém, os copos dessa vez deveriam ser feitos de agar, substância também gelatinosa, mas incolor e sem sabor, muito mais fácil de manusear do que a própria gelatina. Foi então que elas tiveram o momento de transição e começaram diversos testes na cozinha de suas próprias casas.

17 - Loliware2

Após rodadas de investimento e um lançamento no site de crowd-funding KickStarter, os copos comestíveis com aparência vintage são aguardados por grandes empresas e indústrias. Atualmente, são vendidos pelo site da empresa ou por encomenda para eventos e enviados apenas para localidades em Nova Iorque. Todas as embalagens trazem as informações nutricionais e o sabor do produto – esses sabores variam de acordo com as estações do ano – e mais legal! eles enviam sugestões de bebidas que melhor acompanham o sabor do momento.

Segundo as sócias, elas são designers transformadas em doceiras – testei e aprovei – o copo realmente tem um gostinho de bala.

Por enquanto os tipos de copo e modelos são limitados, mas elas pretendem ainda lançar garrafas de água e diversos estilos dos comestíveis e biodegradáveis.

Como dizem por aí, se a ideia virar tendência, nunca mais consumiremos álcool de barriga vazia.

Fotos: Reprodução

 

Juliana Bechara é formada em Relações Internacionais pela FAAP, em São Paulo. Durante uma viagem acadêmica aos Estados Unidos, descobriu uma empatia pelas causas ambientais e de desenvolvimento sustentáveis. Amante de natureza e observadora dos movimentos sociais, morando em Nova York, tem se dedicado à colaboração com iniciativas social-inovadoras, além de um Mestrado em Sociologia, onde pretende buscar respostas para os movimentos que vêm mudando nosso mundo e hábitos de consumo. De Nova York, ela trará tudo relacionado à Agenda Verde e Sustentável Americana, com encontros, eventos, produtos e iniciativas que sirvam de exemplo e inspiração para cidadãos brasileiros.

Juliana escreve às quintas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!