Ujatoba_jardimgazeta1

Avenida Paulista ganha telhado verde com 130 árvores nativas

por Universo Jatoba

Mais verde em meio a tanto concreto. O endereço mais famoso da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, acaba de ganhar um telhado verde de 700 m² e 130 árvores nativas, que podem chegar a até 4 metros de altura.

Ujatoba_jardimgazeta3

O projeto sustentável fica no Edifício Gazeta, sede da Fundação Cásper Líbero, nº 900 da avenida, e é do botânico Ricardo Henrique Cardim, responsável pela ação Árvores da Cidade. Ele usou uma técnica japonesa chamada de Sky Garden, que não usa nada tóxico e gasta até 60% menos água no sistema de irrigação, além de conseguir reduzir a temperatura no prédio.

Ujatoba_jardimgazeta2

O jardim conta com espécies da Mata Atlântica e do Cerrado, muitas ameaçadas de extinção, como Língua de Tucano, Araçá do Campo, Capim Barba de Bode e Pau Santo. No espaço também é possível encontrar flores e árvores frutíferas.

Confira os benefícios dos telhados verdes:

1 . As áreas verdes ajudam a baixar a temperatura ou evitar o resfriamento exagerado da construção e minimizam as ilhas de calor.

2 . Colaboram com o isolamento acústico.

3 . Reduzem o impacto das chuvas ao reter parte da água, diminuindo o volume das enxurradas.

4 . Ajudam a reduzir a poluição. Ao realizar a fotossíntese, as plantas inspiram dióxido de carbono e eliminam oxigênio.

5 . Gastos com energia elétrica têm redução de até 20% por causa do resfriamento da construção.

Quer saber mais sobre os telhados verdes e suas instalações pelo mundo? Clique aqui.  Lá em Tóquio, por exemplo, hortas tomam conta dos telhados no metrô. Veja mais detalhes aqui.

Que vire mania pelo mundo.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!