Ujatoba_sofa

5 dicas de como se livrar do seu sofá velho

por Universo Jatoba

Quer trocar de sofá e não sabe o que fazer com o velho? Não, nem pense em jogá-lo na rua, na beira de um córrego ou deixar em alguma esquina. Além de enfear a cidade, deixar móveis nas vias públicas acumula sujeira, atrai ratos e insetos e causa enchentes.

Saiba o destino correto que vai dar ao sofá velho e fique com a consciência tranquila. Aliás, o seu bolso também vai agradecer, já que o descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 14 mil em caso de flagrante. O caminhão tradicional de lixo não recolhe móveis, por isso, o Universo Jatobá separou cinco opções para você que não sabe mais o que fazer com o sofá velho!

1- A prefeitura de São Paulo tem o serviço de cata-bagulho, que é totalmente gratuito. As operações são organizadas pelas subprefeituras todos os sábados, mas itinerários não são fixos, por isso, é preciso ficar atento ao site. 

Para que tudo der certo, na data combinada, é necessário colocar o móvel uma hora antes no endereço em que o caminhão vai passar. Se você quiser descartar o sofá ou outro móvel, mas sua rua não estiver na operação, é possível solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o sofá será descartado em um aterro sanitário. Consulte o cronograma pelo site ou pelo 156.

2- Se não quiser esperar o cata-bagulho e tiver um meio de transporte adequado, você mesmo pode levar o sofá para um Ecoponto. O horário de funcionamento dos postos é de segunda a sábado, das 6h às 22h e, domingos e feriados, das 6h às 18h. Também é possível checar no site da prefeitura de São Paulo os endereços.

3- Se você não mora na capital paulista, saiba que existe um serviço que recolhe seu sofá e, o melhor de tudo: recicla o material. Trata-se da Ecoassist, empresa que propõe soluções sustentáveis. Clientes do Itaú Residencial, Allianz, Sul América, Zurich e Liberty Seguros não pagam nada pelo serviço. Quem mora em São Paulo ou na região metropolitana e não for cliente dessas seguradoras deve desembolsar R$ 129 para que o sofá seja recolhido. Após ser levado embora, o móvel será desmontado no galpão da empresa, na região da Lapa, zona oeste da cidade, desmontado e separado por tipo de materiais, que serão reaproveitados como matéria-prima e encaminhados a usos adequados pelos parceiros da Ecoassist. Para cidades localizadas a mais de 150 km de distância da capital, basta acessar o site ou ligar no 0800-326-1000.

4- Se você acha que o sofá ainda está em boas condições, pode fazer uma boa ação, nada de jogar no lixo ou colocá-lo para reciclar. Ligue para o Exército de Salvação, que um caminhão vai até a sua casa recolher o móvel em até três dias úteis. Mas não se esqueça: o assento tem que estar em bom estado e não deve precisar de reforma. Ligue no 5908-7899 ou acesse o site. A Casas André Luiz também retira o móvel na sua casa, de sete a dez dias depois da solicitação. Entre em contato pelo telefone: 2459-7000.

5- O seu sofá é o xodó da casa? Você não tem coragem de desfazer do item? Ou não a situação financeira não ajuda? Pois então, reformar sempre é uma boa opção! Você pode mandar para uma tapeçaria, trocar o estofado e até mesmo o enchimento. Usar a criatividade também vale: opte por almofadas, colchas ou capas para mudar o visual e dar uma cara nova à sua sala.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!