Recycling In Atlanta

Brasil reciclou 97,9% das latas de alumínio para bebidas em 2015

por Universo Jatoba

Esta porcentagem equivale a 292,5 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda. O novo índice foi anunciado pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade) e representa uma economia de energia equivalente a 20% do obtido com o Horário de Verão em todo o país.

Para o presidente executivo da Abralatas, Renault Castro, a manutenção do índice em níveis próximos a 100% é a confirmação do sucesso do modelo de reciclagem adotado pela embalagem e que se tornou uma referência para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “O segredo é a existência de demanda pelo material e de uma rede de coleta viabilizada pelo valor da lata, mas que também permite o aumento da reciclagem de outros materiais”, disse Castro.

reciclagem-2015

Somente na coleta da latinha foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. “Se fosse uma empresa, a ‘Coleta SA’ estaria entre as 730 maiores do país. O valor equivale a quase um milhão de salários mínimos por ano”, informou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez.

A reciclagem de latas de alumínio consome apenas 5% da energia utilizada na produção da embalagem a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. “Ou seja, a economia de energia proporcionada pela reciclagem da lata atenderia a demanda anual residencial de um estado como o de Goiás”, completou o coordenador.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!